Cultura
22 Outubro de 2021 | 19h04

Vida e obra do escritor angolano João Maimona apresentada em conferência

A academia Angolana realizou nesta quinta-feira, mais uma conferência enquadrada no ciclo “Conferências da academia à quinta-feira”. Coube agora a vez ao João Maimona, que falou sobre a sua vida e obra.

A conferência moderada pela Prof. Inocência Mata ( da Universidade de Lisboa, Portugal), contou com a presença de renomados escritores, académicos e investigadores de Angola, Brasil e Portugal. 


O conferencista desta semana, João Maimona, é autor de 14 livros de poesia, romance e crónicas tendo neste momento no prelo mais 5 livros,  com destaque para uma peça de teatro e um dicionário de Kikongo. 


O autor de "Trajectória obliterada” (1984) e "Idade  das palavras” (1996) falou dos diferentes percursos da sua vida, contemplando e transmitindo os mistérios do saber e as feridas da aprendizagem, com a esperança que corre nas suas veias, destacando as dificuldades sociais da sua infância e mocidade que envenenaram os seus sonhos, mas alimentaram a sua poética.


Os presentes refletiram também sobre a necessidade de a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) incentivar estimular a circulação de bens culturais no espaço comunitário, nomeadamente os livros.


Durante a video-conferência, houve unanimidade sobre a dificuldade em encontrar-se em Portugal e Brasil obras de autores angolanos, em particular do autor João Maimona. Durante a conferência, observou-se que este mal se verifica em outros países da comunidade, havendo um preocupante desconhecimento de autores que se comunicam em língua portuguesa dentro do espaço da CPLP.


As "Conversas da academia à Quinta-feira” retomam no próximo dia 28 de Outubro, via Zoom, com uma conferência sobre vida e obra de Cremilde de Lima, com moderação do escritor Octaviano Correia.