Desporto
23 Janeiro de 2023 | 15h41

Vice-governador defende formação contínua dos desportistas

O vice-governador para os serviços Técnicos e Infra-estruturas da província do Huambo, Elmano Inácio, defendeu, esta segunda-feira, uma maior aposta na formação contínua dos dirigentes desportivos, de modo a estarem alinhados com os padrões internacionais.

Segundo o responsável, que falava no acto comemorativo ao Dia Nacional dos Desportos, que hoje se assinala, a capacitação e o reforço da investigação científica permitirão um bom dirigismo desportivo, capaz de propiciar o desenvolvimento célere e convencional das modalidades praticadas no país.

Pediu empenho prático das associações locais na massificação das modalidades para continuação dos bons resultados desportivos que a província do Huambo tem conquistado, nos últimos anos, quer a nível do país, quer a nível internacional.

Elmano Inácio disse que o Governo do Huambo e os parceiros sociais continuam empenhados na melhoria das condições do sistema desportivo local, para conferir maior dignidade no dia-a-dia dos praticantes locais.

Por seu turno, o director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na província do Huambo, Jeremias Piedade, reconheceu que as associações locais têm desempenhado um papel preponderante, facto que tem levado a conquista de títulos inéditos que deixam orgulhoso os naturais e residentes nesta região do Planalto Central de Angola.

Referiu que os títulos de campeões nacionais, africanos e mundiais, conquistados por alguns atletas da província aumentaram as responsabilidades e as exigências das autoridades locais para criarem  melhores condições para os praticantes.  

O responsável mostrou-se preocupado o fraco incentivo da prática do desporto escolar que, em suma, tem sido um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento das modalidades locais, daí o esforço do Governo na capacitação permanente dos professores da disciplina de Educação Física.

O Dia Nacional dos Desportos foi instituído a 23 de Janeiro de 1980, por ocasião da criação das primeiras comissões instaladoras, que deram origem às federações desportivas e respectivas filiais.


Vice-governador para os serviços Técnicos e Infra-estruturas da província do Huambo, Elmano Inácio © Fotografia por: Zeferino Zinga (Angop)

Fonte: Angop