Saúde
13 Abril de 2021 | 09h45

Vacina reduz internamentos e mortalidade

A vacina contra a Covid-19 tem estado a reduzir os internamentos e a mortalidade no país e no mundo, disse ontem, em Ondjiva, província do Cunene, a ministra da Saúde.

Em declarações à imprensa durante a abertura da campanha de vacinação na província do Cunene, Sílvia Lutucuta apelou a todos aqueles que são prioritários, nesta fase, a aderirem à campanha de imunização.   

A governante anunciou que um total de 5.500 doses da vacina da AstraZeneca está disponível para a imunização dos profissionais de Saúde, professores, efectivos dos órgãos de Defesa e Segurança e idosos na província do Cunene.

"Temos duas etapas e, neste momento, estamos na primeira fase da vacinação, onde estão abrangidos os idosos, profissionais de Saúde, professores, efectivos dos órgãos de Defesa e Segurança, entre outros”, explicou a ministra, acrescentando que se tratando de uma província fronteiriça, existe um alto risco, já que há circulação comunitária de outros vírus nos países vizinhos.

Sílvia Lutucuta realçou que "a vacina salva vidas, protege e é segura”. "Estamos a iniciar a campanha com a vacina da AstraZeneca, bastante conhecida e com bons resultados em vários países”, afirmou durante o acto, em que a governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, foi a primeira a ser imunizada.

Fonte: JA