Ciência
04 Dezembro de 2021 | 10h07

Sofre de pressão alta? Baixe os níveis com estas sete dicas infalíveis

hipertensão é o principal fator de risco para o desenvolvimento de doenças, tais como acidente vascular cerebral, enfarte do miocárdio, insuficiência renal e até cegueira. De forma silenciosa, a pressão arterial elevada faz com que as parede das artérias percam elasticidade, o que faz com que o coração tenha de se esforçar muito mais para manter o seu normal funcionamento

A boa notícia é que, através da adoção de hábitos saudáveis, é possível reduzir os níveis de pressão. Com isso em mente, o portal Metrópoles reuniu sete dicas de ouro para evitar a hipertensão. Veja abaixo:

1- Controle o peso

Há uma relação direta entre o peso e os níveis de pressão arterial. A gordura abdominal é um fator de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares, como o enfarte e o AVC.

2- Prefira uma dieta equilibrada

Evite o consumo de alimentos enlatados, em conserva ou congelados, pois contém excesso de sódio e conservantes que aumentam a pressão. Além disso, deve beber entre um a dois litros de água por dia.

3- Restrinja o sal

Reduza a quantidade de sal adicionada aos alimentos. De acordo com o portal Metrópoles, não deve exceder as seis gramas por dia.

4- Mantenha uma atividade física regular

A prática de exercício físico – no mínimo, 30 minutos durante três vezes por semana – é essencial para reduzir a pressão. Isto acontece porque o exercício físico melhora a circulação do sangue, facilitando o funcionamento do coração, além de ajudar a controlar os níveis de hormonas que aumentam a pressão, como a adrenalina e o cortisol. 

5- Pouse o cigarro

O tabagismo compromete a função dos vasos sanguíneos, provocando o aumento da pressão. Deve ainda moderar o consumo de bebidas alcoólicas. Se beber, prefira vinho tinto e não ultrapasse 250 mL por dia no caso dos homens e 125 mL no caso das mulheres.

6- Consuma mais potássio e magnésio

A reposição destes minerais – de preferência através da alimentação - pode estar associada a um melhor controle da pressão. A recomendação diária de consumo do magnésio é de até 400 mg para homens e de 300mg para mulheres mulher. No caso do potássio, recomenda-se cerca de 4,7 gramas por dia. 

7- Cuide da sua saúde mental

A ansiedade e o stress aceleram o batimento cardíaco e contraem os vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial.

Fonte: NM