Economia
29 Maio de 2023 | 19h35

Setenta e dois por cento do país será electrificado até 2050

O Executivo perspectiva transportar energia a mais de 6,4 milhões de famílias até 2050, para atingir o objectivo de 72% de electrificação, segundo as metas contidas na Estratégia de Longo Prazo (ELP Angola – 2050).

Em termos de energias renováveis (incluíndo hidroeléctrica),  a percentagem do fornecimento de energia que, desde 2022, ronda 56% passará para 70%, em 2030, e 94% ,em 2050, enquanto a de fonte térmica passará de 6,0 %, atingida em 2022, para 12,4% em 2030 e 32,9% até 2050.

O documento refere que se pretende um sector da energia sustentável, eficiente e inclusivo, que apoie o desenvolvimento, impulsione o crescimento económico e atraia investimento privado em grande escala.

Considera o sector de energia fundamental para aumentar a participação económica e a produtividade, de modo a corresponder às necessidades da população em cada vez maior número e permitir o crescimento económico.

"Adicionalmente, aumentaremos a contribuição das energias renováveis para o fornecimento de electricidade para mais de 90% do total até 2050 e, deste modo, aproveitaremos um custo menor por unidade dessas fontes (principalmente energia hidroeléctrica e solar) ”, a ponta a estratégia.

A ELP prevê que a procura de electricidade em Angola aumente mais de cinco vezes até 2050, e indica ser essencial assegurar um sistema sustentável, fazendo convergir as tarifas para o custo real do sistema, reduzindo perdas e atraindo investimento privado em escala, para financiar o crescimento.

O objectivo é desbloquear o crescimento económico de Angola, construindo uma economia resiliente que beneficie todos os cidadãos.

Nesse sentido, o sector vai investir em infra-estruturas - um factor dinamizador do crescimento económico inclusivo, da produtividade e do desenvolvimento social.

A estratégia sublinha que se se implementar os planos de forma coesa, conseguirá atingir os objectivos e garantir melhores condições de vida, além de uma maior inclusão económica para todos os angolanos.

Realça também que o sector da energia é um catalisador do desenvolvimento industrial e económico e é um factor-chave para o aumento da produtividade, essencial à concretização da visão global para Angola, contribuindo para o crescimento da economia e a melhoria de vida da nossa população.