Educação
09 Fevereiro de 2023 | 15h25

Secretária de Estado defende reforço da investigação laboratorial

A secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Fátima Almeida, defendeu esta quinta-feira, no Huambo, o reforço da capacidade de investigação laboratorial nas instituições do ensino superior.

 A responsável falava no final de uma visita efectuada nas instituições de ensino superior público, equipadas com laboratórios voltados à promoção do desenvolvimento socioeconómico, através da investigação científica e pesquisa.

Alice de Fátima Almeida referiu que as investigações feitas nos laboratórios locais apresentam limitações por falta de meios tecnológicos, daí a necessidade do reforço de equipamentos, para a pesquisa científica desejada e capaz de promover o desenvolvimento das comunidades.

Sem precisar o valor em causa, a secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, disse ser necessários recursos financeiros para completar a capacidade de investigativa laboratorial para a transformação dos conhecimentos em produtos ou serviços decisivos para o bem-estar.

"Estou impressionada com as infra-estruturas académicas visitadas, porém o problema consiste na falta de dinheiro para completar a capacidade instalada destes laboratórios das instituições de ensino superior público na província do Huambo.

Durante a sessão de visita foi constatado o estado actual das unidades orgânicas da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) e dos institutos de Investigação Agronómica de Angola (IIA) e de Investigação Veterinária de Angola (IIVA).

A secretária de Estado veio ao Huambo para presidir, nesta sexta-feira, ao acto das celebrações do Dia internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, que se assinala a 11 do corrente mês.

Vista parcial do edificio da Reitoria da Universidade José Eduardo dos Santos na província do Huambo © Fotografia por: Aurélio Janeiro (Angop)

Fonte: Angop