As infra-estruturas orçadas em mais de 500 milhões de kwanzas, foram erguidas no quadro do Plano de Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que prevê a construção de 300 novas salas de aulas, nos quatro municípios da província.
A inauguração coube ao ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, que, na ocasião, destacou a inserção de mais crianças no sistema de ensino, por se afigurar como principal desafio do Executivo angolano.
O responsável considerou que tendo em conta a importância da formação académica para as crianças e a sociedade, com a nova infra-estrutura aumenta a esperança da população por um futuro melhor.
Francisco Furtado apelou aos alunos e professores para a conservação das infra-estruturas escolares e serem vigilantes contra os actos de vandalização.
Exortou, igualmente, a participação da comunidade na preservação dos bens públicos, com vista a servir às gerações vindouras.
No presente ano lectivo foram matriculados 237 mil e 787 alunos nos diferentes subsistemas de ensino, assegurados por quatro mil e 483 professores, com uma oferta de mil e 706 salas de aulas, das quais, 421 provisórias.
A província da Lunda Sul vai ganhar, dentro de próximos dias, mais oito escolas de sete salas de aulas cada.
Presenciaram ao acto, o ministro da Administração do Território, Marcy Lopes, ministra da Educação, Luísa Grilo, governador da Lunda Sul, Daniel Neto, secretário de Estado para o Turismo, Hélder Marcelino, Engrácia Cabenha "Rainha do 4 de Fevereiro”, representantes de partidos políticos, efectivos das forças de ordem e segurança, entidades religiosas e tradicionais e membros da sociedade civil.
Fonte: Angop