Saúde
23 Maio de 2022 | 15h10

Que animais podem transmitir o vírus Monkeypox?

São já 37 os casos de Monkeypox em Portugal.

A varíola dos macacos é provocada por um vírus 'Orthopoxvirus', da família 'Poxviridae', e teve a sua origem na Nigéria.

Hoje foram confirmados mais de 14 casos 14 casos de infeção humana pelo vírus Monkeypox em Portugal, elevando para 37 o total de casos confirmados, informa hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS) em comunicado.

A OMS define a varíola dos macacos como uma doença transmitida às pessoas por uma variedade de animais selvagens, incluindo roedores e primatas, mas tem disseminação secundária limitada através da transmissão de pessoa para pessoa.

Mas que animais podem transmitir a doença?

Como se transmite?

Nos casos iniciais, a infecção ocorre através do contato direto com sangue, fluidos corporais ou rupturas na pele ou membranas mucosas de animais infectados. 

A transmissão secundária ou de pessoa para pessoa pode ocorrer por contato próximo com secreções respiratórias infectadas ou lesões de pele de uma pessoa infectada, ou com objetos recentemente contaminados com fluidos do paciente ou materiais da lesão.

A transmissão ocorre principalmente por gotículas respiratórias, geralmente após contato prolongado face a face com o paciente, expondo familiares de casos ativos a maior risco de infecção.

Fonte: NM