Educação
06 Setembro de 2022 | 20h11

Projecto TUPPI beneficia mais de dois milhões de crianças em cinco províncias

Dois milhões 476 crianças dos zero aos seis anos de idade beneficiam, desde 2018, do projecto-piloto Todos Unidos pela Primeira Infância (TUPPI) em cinco das 18 províncias do país.

A iniciativa, desenvolvida pelo Ministério da Educação em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), é de carácter comunitário e visa estimular hábitos e habilidades em menores em idade pré-escolar nos centros infantis.

Até à presente data foram beneficiadas crianças das províncias da Huíla, Uíge, Moxico, Cunene e Luanda.

A informação foi prestada esta terça-feira pela coordenadora nacional do TUPPI, Nelsy Monreza, durante a abertura da formação sobre educação da primeira infância dirigida a técnicos do sector da educação, acção social, agricultura e do interior, que vão replicar a informação aos facilitadores das comunidades para darem corpo ao projecto.

A responsável disse que até ao final deste ano prevêem abranger as restantes 13 províncias, sem no entanto avançar o número de petizes a ser abrangido.

Nesta altura, a par de Malanje, estão a ser capacitados técnicos das províncias do Bengo e Huambo.

Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Osório, destacou a relevância da iniciativa, assinalando que a formação do homem novo, capaz de transformar a sociedade, exige uma actuação do sector da educação desde a tenra idade, com vista a desenvolver as dimensões físicas, mental, emocional e outras.

Acrescentou que o projecto TUPPI vai promover a assistência de crianças de famílias vulneráveis e prepará-las para o alcance de melhores resultados na idade escolar.

A formação sobre educação da primeira infância tem duração de quatro dias e durante a qual serão abordados temas relacionados com os conceitos de educação pré-escolar e da primeira infância, características do desenvolvimento psíquico da criança dos zero aos seis anos e organização de ambientes educativos para a actividade conjunta.

Serão ainda transmitidos aspectos inerentes à nutrição, hábitos saudáveis de higiene, jogos e sua importância e elaboração de brinquedos.