Educação
09 Janeiro de 2023 | 14h57

Professores no Bié em formação de especialidade

Oitenta e dois professores do I ciclo do ensino secundário no Bié participam desde hoje, no Cuito, de uma acção formativa nas especialidades de química, física, informática e electrónica, para a melhoria do ensino na província.

Numa iniciativa do grupo Kora-Angola, o certame terá a duração de dez dias, com objetivo de capacitar os docentes e gestores escolares com novas valências para o manuseamento dos laboratórios.

Esta é a primeira fase, sendo que a segunda poderá arrancar no próximo dia 16 até a 20 desde mês, com a previsão de abranger outros 126 participantes.

Para o coordenador do projecto Focus Educations, afecto à Kora-Angola, Ironino Catembe, a ideia é abranger maior parte dos professores e coordenadores dessas disciplinas, visando aumentar o nível de domínio, quer dos docentes quer dos discentes.

Por isso, Ironino Catembe augura melhor aproveitamento das ferramentas que julga serem importantes para o processo de ensino e aprendizagem na circunscrição.

Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Educação no Bié, Amado Leonardo André, prometeu expandir a acção nos demais municípios, com vista a que o processo de ensino e aprendizagem caminha a pé de igualdade em todo o território da província do Bié.

Neste ano lectivo (2022-2023), o sector da educação matriculou 497 mil 659 alunos em todos os subsistemas de ensino, que são assegurados por 14 mil 505 professores, distribuídos em mil e 396 escolas.

Participantes à formação de gestores escolares no Bié © Fotografia por: Leonardo Castro (Angop)

Fonte: Angop