Educação
06 Fevereiro de 2023 | 15h26

Primeiros finalistas do ISPOC do Huambo defendem trabalhos de fim de curso

Os primeiros finalistas do Instituto Superior Politécnico Católico (ISPOC) do Huambo, começaram hoje, segunda-feira, a defender os seus trabalhos de fim de curso para a obtenção do grau de licenciatura.

Trata-se de 153 finalistas dos cursos de Didáctica de Ensino da Língua Portuguesa, Contabilidade e Administração e Gestão de Empreendedorismo, que depois de quatro anos da fase curricular, estão a ser submetidos às provas públicas.

Os mesmos vão apresentar os seus trabalhos em duas fases, sendo a primeira a decorrer até ao próximo dia 10, com 18 candidatos, enquanto a segunda, marcada de 27 de Fevereiro a 3 de Março, com outros 135 finalistas.

O primeiro dia das sessões de apresentação pública dos trabalhos de fim de curso, foi marcado com a graduação do primeiro licenciado na especialidade de Contabilidade e Administração, Paulino Segunda Mulunda, que abordou o tema sobre " A proposta de Plano de Marketing aplicado nas empresas do Huambo: Caso da empresa RML Comércio Geral e Prestação de Serviços”, tendo obtido, no final, a classificação de 16 valores.

No curso de Didáctica de Ensino da Língua Portuguesa, a estudante Maria Tchela Kavimbi apresentou a tese sobre a problemática do nome na cultura umbundu e a sua relação com os mortos à luz do escritor e sacerdote católico Jorge Simeão Ferreira Chimbida”.

Na ocasião, o arcebispo emérito do Huambo, Dom José de Queiroz Alves, referiu que a graduação dos primeiros licenciado do ISPOC representa o contributo efectivo que a Igreja Católica tem dado no desenvolvimento de uma sociedade mais justa, recta e cheia de valores.

O prelado católico reafirmou o compromisso de desenvolver acções que ajudam na evolução e moralização do país e, sobretudo, das camadas mais desfavorecidas.

O Instituto Superior Politécnico Católico do Huambo, em funcionamento desde 2018, tem matriculado um total de dois mil e 30 estudantes que frequentam os cursos de Didáctica de Ensino da Língua Portuguesa, Contabilidade e Administração, Gestão de Empreendedorismo, Serviço Social, Linguística Inglesa, Direito, Economia Agrária e Filosofia.

Acto de graduação dos primeiros licenciados do ISPOC no Huambo © Fotografia por: Valentino Yequenha (Angop)

Fonte: Angop