Educação
14 Novembro de 2023 | 16h58

Primeira-dama interage com candidatos da Escola 42

A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenco, interagiu, segunda-feira, em Luanda, com os 200 candidatos que disputam às 150 vagas de acesso à Escola 42.

Trata-se de um grupo de 200 alunos que concorrem às 150 vagas disponíveis na instituição neste primeiro ano de existência.

Durante a interacção, aproveitou a ocasião para incentivar os candidatos, encorajando-os a serem persistentes, trabalhadores e acima de tudo cultivarem os espírito de camaradagem e profissionalismo.

Conforme Ana Dias Lourenco, todos juntos são capazes e conseguem fazer transformar Angola. "Tenho fé que vamos conseguir", reforçou.

Ana Dias Lourenço manifestou-se sensibilizada com as histórias de vivência dos candidatos e a certeza de que os alunos vão ficar na lista dos melhores da escola 42.

"Tive a oportunidade de visitar a escola 42 de Seúl, na Coreia, e fiquei impressionada com a escola. Gostei muito e fiquei com a sensação de que vamos longe, portanto, o país tem rumo”, disse.

Aconselhou os jovens a terem sentido de responsabilidade, apostando no trabalho e acreditar que, apesar dos tombos, que todos na vida têm um papel a desempenhar.

"Muitas vezes caímos e temos muitos tombos, mas é preciso levantar. Este é um princípio que todos nós temos que ter na nossa vida em qualquer coisa que estejamos a fazer. Não é caiu e ficou no chão; temos que levantar.

"Levantem-se sempre e de cabeça erguida e com responsabilidade, disciplina e muito trabalho, daí vem o sucesso. Sem trabalho vocês não vão a lado nenhum", disse. Ana Dias Lourenco disse aos jovens que regressará em Abril para ver os "cadetes” e regozijou-se por "ter quadros excelentes no país ”.

Por sua vez, a responsável dacomissão de gestão da escola 42, Djamila Almeida, explicou que a piscina é uma fase de recruta em que os candidatos estão expostos a alta pressão.

"É uma fase de introdução a programação onde os candidatos vão mostrar a resiliência de comunicar de trabalhar em equipa. Caso tenham sucesso, durante as quatros semanas, são convidados a serem alunos da escola 42 Luanda”, frisou.

Segundo a responsável, nesta primeira "piscina” são 200 candidatos para 150 vagas. "Temos agendadas três piscinas. Uma começou hoje, a segunda em Janeiro e a terceira finais de Fevereiro", informou.

A primeira turma, continuou, conforme os resultados das três piscinas, será constituída em Abril com 150 alunos.

"Hoje é o dia zero em que os nossos candidatos têm primeiro contacto com a programação. Trata-se de um trabalho em equipa, dinâmica, com provas semanais, uma vez por semana, sendo que os melhores alunos selecionados”, disse.

Explicou que os candidatos que passarem a esta última fase de seleção passarão a ser alunos da escola, incluídos no processo que se chama de "tronco comum”, com a duração de 16 a 18 meses.

Adiantou que acordo com o ritmo do aluno, vão para o estágio profissional obrigatório e remunerado. Frisou que após o estágio regressam à escola para a especialização em cibersegurança, arquitectura de redes, aplicações móveis, entre outras.

Angola é o primeiro país da África Subsariana a adoptar esta plataforma de ensino online, que também existe em outros países, como Portugal, França, Cuba, Brasil, República Democrática do Congo, Reino Unido e Índia.

A 42 Luanda pertence a uma rede de escolas de programação e tecnologia com sede em Paris, França, e tem como valores fundamentais a inclusão digital e a igualdade de oportunidades.

Através de uma abordagem de ensino inovadora e flexível, a instituição capacita alunos com competências em programação, com objectivo de prepará-los para os desafios do mundo tecnológico actual e do mercado de trabalho.

A 42 Luanda é uma iniciativa presidencial implementada pelo Gabinete de Quadros do Presidente da República e pelo Ministério dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, em parceria com a Sonangol EP.