Internacional
01 Junho de 2023 | 15h27

Presidente sul-africano prepara visita de paz a Rússia e Ucrânia

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, deverá visitar a Rússia a Ucrânia na próxima semana numa missão de paz africana, disse hoje à Lusa fonte da Presidência da República sul-africana


Na quarta-feira, no debate parlamentar do orçamento da Presidência na Cidade do Cabo, Ramaphosa comprometeu-se a visitar os dois países para incentivar uma solução pacífica para a guerra na Ucrânia.

Na sua intervenção, o chefe de estado sul – africano afirmou que "desde o início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, a posição do seu país tem sido a de que este conflito precisa de ser resolvido pela negociação", salientando que "a África do Sul tem o prazer de participar numa missão de seis países africanos para procurar uma solução pacífica para o conflito".

Nesse sentido, Cyril Ramaphosa avançou que vai enviar os ministros das Relações Internacionais e Cooperação; do Comércio, Indústria e Concorrência, o das Finanças e um ministro da Presidência aos países do G7 "para explicar a missão de paz e tratar vários assuntos diplomáticos".

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, aceitaram recentemente receber uma missão de paz de seis chefes de Estado africanos, em Moscovo e Kiev.

A iniciativa de paz africana é promovida pelos chefes de Estado da África do Sul, Zâmbia, Senegal, República do Congo, Uganda e Egipto, com o apoio do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, segundo a Presidência da República sul-africana.


Autor: A.Francisco

Fonte: Angop