Política
24 Novembro de 2022 | 10h14

Presidente João Lourenço destaca resultados positivos

O Presidente da República, João Lourenço, afirmou, quarta-feira, que a Mini-Cimeira sobre a Paz e Segurança na República Democrática do Congo (RDC) terminou com resultados positivos, a julgar pelos “passos significativos” para o cessar das hostilidades no Leste daquele país vizinho.

"A Cimeira terminou com resultados positivos. Demos um passo aparentemente curto mas de um elevado significado, se tivermos em conta que, dentro de 48 horas, poderemos ter o cessar das hostilidades em certas localidades do Leste da República Democrática do Congo, seguido do acantonamento das forças do M23, seu desarmamento e, posteriormente, a reintegração dos seus integrantes na sociedade congolesa”, afirmou o Chefe de Estado.
João Lourenço, que falava no encerramento da Mini-Cimeira de Luanda, disse tratar-se de um processo que tem um calendário que deve ser cumprido à risca.

O Chefe de Estado fez saber que, nestas acções, surgirão sempre situações a corrigir, "até que se chegue finalmente à paz definitiva naquele território da RDC, para que se retomem a normalização das relações entre os dois países irmãos e vizinhos, nomeadamente o Rwanda e República Democrática do Congo”.

O Presidente da República agradeceu a presença e a contribuição dos Chefes de Estado presentes, designadamente da representante da União Africana, do escritório Executivo da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos e do comandante do Mecanismo de Verificação Ad-Hoc que está sedeado na cidade de Goma.

A Cimeira de Luanda sobre a Paz e Segurança na Região Leste da RDC foi convocada pelo Presidente da República, João Lourenço, Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África e Mediador designado para manter o diálogo entre a República Democrática do Congo e a República do Rwanda pela 16ª Sessão Extraordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, que decorreu em Malabo, a 28 de Maio deste ano.

Fonte: JA