Política
01 Junho de 2023 | 20h47

Presidente da AN reafirma compromisso de preservar direitos da criança

A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, reafirmou, esta quinta-feira, em Luanda, a responsabilidade, dever e compromisso dos parlamentares na preservação dos direitos da criança.

A líder parlamentar, que falava por ocasião da visita dos alunos da escola Nossa Senhora de África, no quadro do Dia Internacional da Criança, destacou a importância dos deputados continuarem a defender os direitos à saúde, educação, habitação, segurança e outras obrigações inerentes à criança.

Carolina Cerqueira afirmou que o papel da AN, nesse sentido, é tornar a sociedade sã, com valores morais cívicos e patrióticos, visando a dignidade da pessoa humana.

A líder parlamentar explicou que a agenda do órgão tem como prioridade a família e a preservação dos valores para a solidificação da nação e a dignidade do Estado democrático de Direito.

Apelou às crianças a preservarem o meio ambiente, tratar bem dos animais e cuidar das plantas, "pois essas actividades ajudam as crianças a descobrir a beleza da vida”.

Carolina Cerqueira disse que os 220 deputados desejam alegria pela celebração do 1 de Junho, Dia Internacional da Criança.

Quanto à preocupação de melhoria do acesso à escola  apresentada pelos alunos, a parlamentar disse que farão advocacia diante dos órgãos de tutela para a resolução do problema.

"A intenção é fazer advocacia, não apenas para resolver a situação dessa escola, mas também de outras que se encontram na mesma situação ou até piores”, realçou.

Numa mensagem, os alunos do Complexo Escolar Nossa Senhora de África pediram especial atenção às leis que regem os direitos das crianças, para melhoria da sua protecção.

Apresentaram igualmente como preocupações o tráfico de crianças, agressões, hostilidade, trabalho forçado, violação e outros actos contra o seu crescimento salutar.