Política
01 Junho de 2023 | 10h08

PR constata andamento das obras do Hospital “Pedalé”

O Presidente da República, João Lourenço, constatou nesta quarta-feira, em Luanda, o nível de execução das obras do Hospital Pedro Maria Tonha “Pedalé”, com uma capacidade instalada de 144 camas.

Durante a permanência no local, o Titular do Poder Executivo, acompanhado por membros do Governo, foi informado, pelos responsáveis da obra, sobre andamento dos trabalhos, executados na ordem dos 70 por cento.

Localizado no Morro Bento (Gamek à direita), Distrito Urbano da Maianga, o hospital ocupa uma área de 32 mil metros quadrados e com o edifício principal a desenvolver-se em três pisos, numa área total de 29.062 metros quadrados.

A unidade hospitalar comporta também 36 gabinetes de consulta externa, 16 salas de exame, 36 poltronas de hemodiálise, duas salas de tratamento de radioterapia e radiocirurgia, medicina nuclear, duas salas de parto, unidade de cuidados intermédios, com capacidade para 16 camas, cinco laboratórios, centro de formação em cirurgia robótica e dois aceleradores nucleares. 

Com dimensão regional, o hospital poderá contar, também, com um hotel de 100 quartos e um edifício residencial com 20 apartamentos T2.

O Complexo Hospitalar contará, igualmente, com Medicina Nuclear, Laboratório de Histocompatibilidade (para comprovar compatibilidade entre o dador e o receptor de órgãos, nos casos de transplantes), Neurociências e Ortopedia.

De entre os serviços a serem prestados pela futura unidade hospitalar constam ainda Cirurgia Cérvico-Facial, Neurorradiologia de intervenção, Cirurgia Hépato-Bilio-Pancreática, Assistência Materno-Infantil seleccionada e formação especializada diferenciada.