COVID-19
16 Abril de 2021 | 08h56

Portugal alivia confinamento com cautela

A maior parte das regiões portuguesas irá entrar na terceira fase de atenuação das restrições de confinamento impostas por conta da covid-19 na semana que vem, mas regras mais rígidas continuarão em vigor em cidades onde as taxas de transmissão continuam altas, afirmou o primeiro-ministro António Costa nesta quinta-feira.

"Esse conjunto de medidas não é prémio nem punição", disse Costa em entrevista colectiva, acrescentando que "são medidas de saúde pública para a segurança da população".

Portugal, que impôs um confinamento em Janeiro para conter um grave surto, começou a suspender as restrições no mês passado e desde então reabriu algumas escolas, e áreas abertas de cafés e restaurantes, museus e salões de beleza.

Nas últimas duas semanas, as pessoas saíram às ruas para aproveitar as temperaturas mais quentes da primavera do hemisfério norte, reencontrando amigos e parentes, e desfrutando de refeições do lado de fora após dois meses presas em casa.

A partir de segunda-feira as escolas secundárias, universidades, cinemas, centros comerciais e as áreas internas dos restaurantes serão reabertos na vasta maioria dos municípios de Portugal, mas com restrições desenvolvidas para reduzir o risco de contágio.

Eventos ao ar livre, casamentos e baptizados também poderão ser retomados com regras sobre a capacidade de pessoas presentes.

Entretanto, em cidades onde o limite de 120 casos por 100 mil pessoas foi alcançado, as regras serão diferentes.

Dando um passo atrás, quatro municipalidades, incluindo Algarve Portimão, no oeste, irão retomar regras de confinamento, como o encerramento dos terraços de cafés e de outros serviços não-essenciais.

Fonte: ANGOP