Sociedade
16 Abril de 2021 | 10h42

Petrolífera Sonangol sai da Puma Energy

A Sonangol anunciou esta sexta-feira, (16) que passou para a Trafigura a participação de 31,78 por cento na Puma Energy, avaliada em 600 milhões de dólares, para se resguardar do processo de recapitalização da companhia privada.

Em comunicado, que o Jornal de Angola teve acesso a petrolífera nacional acrescenta ter adquirido através da Sonangol Holdings, alguns dos mais importantes activos estratégicos da Puma Energy, em acordos fontes deste Jornal disseram terem sido assinados ontem, (15) e que incluem a rede de retalho da Pumangol, composta por 79 postos de abastecimento de combustíveis.

"Terminais de armazenamento aeroportuários em Luanda, Catumbela, Cunene e Lubango, o Terminal de Armazenagem do Porto Pesqueiro, na Baía de Luanda, e a empresa Angobetumes são outros desses activos, adquiridos  pelo mesmo montante que o da alienação", lê-se no documento.

Além da antecipação da participação na recapitalização da Puma Energy, a companhia estatal declara que "os acordos assinados estão alinhados ao objectivo estratégico inserido no Programa de Privatizações, com resultados evidentes na optimização da carteira de activos da Sonangol, elementos-chave para o propósito de se focar no seu negócio principal”.

O comunidade refere ainda que a conclusão do processo de venda das acções da Sonangol na Puma Energy à Trafigura, e a subsequente compra da Pumangol, terá a duração de seis a oito meses, estando previsto um período de transição de um ano para a substituição da logomarca da Pumangol.

Em desenvolvimento...

 

Fonte: JA