Educação
20 Março de 2023 | 15h34

PAT-II capacita supervisores do sector da Educação

Trinta e três responsáveis escolares, entre coordenadores e supervisores das províncias do Bié, Malanje Huila, participam, de hoje a sexta-feira, na cidade do Cuito, no seminário sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A acção formativa, que visa empreender uma nova dinâmica no processo de cadastro, monitoria e supervisão, realiza-se no âmbito do Projecto de Empoderamento das Raparigas e Aprendizagem para Todos –PAT–II, subcomponete 1.2.

Durante a formação estarão em debate temas como a apresentação de aulas modelo e preenchimento individual do formulário de monitoria e supervisão, autocrítica e análise dos principais constrangimentos sobre o preenchimento dos formulários de cadastro das instituições parceiras, entre outros.

Ao apresentar os objectivos do programa, o chefe de departamento nacional de ensino secundário de adultos, Rui Manuel António, disse que o projecto tem o apoio do Banco Mundial, e prevê abranger 68 municípios dos 164 das 18 províncias do país.

Numa primeira fase, com a durante de três anos, e que se augura atingir 250 mil alunas, foram seleccionados seis provínciais, nomeadamente Bié, Huila, Malanje, Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico, por apresentarem número elevados de analfabetismo em mulheres/raparigas.

O projecto tem como população alvo alunos a partir de 15 anos, nas escolas do ensino primário de adultos (que inclui alfabetização), do primeiro e segundo ciclo do ensino secundário de adultos.

A cidade do Cuito acolhe os supervisores dos municípios do Andulo, Chinguar e Chitembo (Bié), sede de Malanje, Calandula e Cacuso (Malanje), e Lubango, Chibia, Humpata, Matala e Quipungo (Huila).

O primeiro seminário de capacitação aconteceu este ano, na província da Huila.

O projecto de empoderamento das raparigas e aprendizagem dos programas PAT II, orçado em 250 milhões de dólares, financiado pelo Banco Mundial (BM), visa, por outro lado, elevar o nível de consciência da jovem mulher, de modo a reduzir outros males, como por exemplo a gravidez na adolescência.

O director do gabinete provincial da Educação no Bié, Amado Leonardo André, em representação do governador, Pereira Alfredo, apelou às famílias a incentivarem os adolescentes e jovens a aderirem as aulas de alfabetização.

No presente ano lectivo estão matriculados 22 mil 111 alfabetizados nos módulos I, II e III, e outros sete mil 212 no primeiro ciclo do ensino secundário.

No ano lectivo de 2022, na província do Bié, frequentaram aulas de alfabetização pela primeira vez 31 mil e 20 cidadãos, através da expansão do projecto Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De 2015 até 2021, foram já alfabetizados 675 mil 126 pessoas, no I módulo (iniciação), II módulo (3ª e 4ª classes), III módulo (5ª e 6ª classes) e IV módulo (I ciclo de ensino de adulto).BAN/PLB

Vista parcial da cidade do Cuito (Ilustração) © Fotografia por: Divulgação

Fonte: Angop