Notícias
05 Julho de 2023 | 11h50

Parque do Yona recebe girafas da Namíbia

Catorze girafas, provenientes da Namíbia, chegam esta semana a Angola, no âmbito do programa de repovoamento das espécies do Parque Nacional do Yona, localizado no município do Tombwa, província do Namibe.

De acordo com o administrador do Tombwa, Abelardo Lemba, trata-se de cinco machos e nove fêmeas, que passarão, nos próximos dias, por um processo de adaptação ao clima daquela localidade.

Segundo o responsável, que falava em exclusivo à ANGOP, na terça-feira, estão a ser criadas condições para o acasalamento das girafas, sem avançar uma data para se obter os primeiros resultados práticos.

"Esperamos que elas consigam adaptar-se ao nosso ambiente e que se reproduzam", vincou o administrador municipal, a propósito da chegada das girafas ao Yona.

O Parque do Yona, proclamado como reserva em 1937 e autorizado para um parque nacional em 1964,  é o maior de Angola e está situado na zona sudoeste do país, no Namibe.

Com uma extensão de 15 mil quilómetros quadrados, caracteriza-se por dunas móveis, vastas planícies e montanhas falésias ásperas, e alberga várias espécies como gazelas, orices, avestruzes, zebas e outros répteis.

O parque do Yona dista a 360 quilómetros de distância da província do Namibe e faz parte do Plano Director do Turismo do Namibe, sendo catalisador importante para alavancar a economia local.

As suas espécies sofrem com a caça furtiva, assim como as suas infra-estruturas são vandalizadas ao longo dos anos, por caçadores furtivos, segundo as autoridades locais.

Fonte: Angop