Notícias
21 Novembro de 2020 | 12h14

O Dia da Televisão

O Dia Mundial da Televisão é comemorado em 21 de novembro. Foi proclamado em 1996 pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objectivo de promover o intercâmbio mundial de programas sobre paz, segurança, desenvolvimento econômico e questões sociais e culturais.

O nascimento  da transmissão televisiva nalgumas partes do mundo é bastante conhecido – 1936 na Europa, 1939 na América do Norte – a evolução da TV em África é mais imprecisa. Alguns relatos dizem que o estabelecimento de uma estação de televisão marroquina, em 1954, marca o início da era da televisão em África, enquanto outros afirmam que os primeiros sinais de televisão terrestre ocorreram no Sábado, dia 31 de Outubro de 1959 e pertenciam à Western Nigeria Television Service.

A Televisão em Angola surgiu com algumas transmissões experimentais na década de 1960, só começou a existir oficialmente em 1975. Atualmente existem três canais a emitir em sinal aberto: os públicos TPA1 e TPA2, o privado TV Zimbo. Existe ainda dois canais a emitir via satélite, a ZAP TV, o AngoTV e a Palanca Tv.

Com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, hoje, já é possível assistir muitas televisões em qualquer local, desde que o telespectador tenha consigo um smartphone, computador ou outro equipamento electrónico com acesso a internet. As TVs, incluindo a TPA, dispõem do serviço de streaming, que tem tornado possível as pessoas andarem com os canais televisivos "nos bolsos ou mãos” a qualquer momento.  

Autor: Beatriz Andrade