Ciência
06 Abril de 2023 | 15h57

Nova inteligência artificial dá respostas com base em artigos científicos

Uma nova ferramenta de pesquisa baseada em IA – o Consensus – é um mecanismo de busca que dá respostas baseado apenas em informações de pesquisas científicas revisadas por pares, de forma simplificada, como se fosse uma consulta ao Google. A IA avalia o conhecimento científico sobre a questão apresentada e filtra os resultados.

Funcionando totalmente sem anúncios, o app encontra-se em versão beta e foi desenvolvido, segundo o site, "por especialistas em aprendizado de máquina, ciência e tecnologia de algumas das instituições mais inovadoras do mundo”. Os desenvolvedores explicam que treinaram seu modelo de IA "em dezenas de milhares de artigos que foram anotados por PhDs”.

Para usar o Consensus, basta que o usuário se registre na página da ferramenta e faça o login antes de usar o serviço. Feito isso, você insere sua pergunta na página inicial e obtém instantaneamente uma lista de artigos publicados que abordam o tópico buscado, ou pelo menos um resultado mais aproximado possível.

A ideia do Consensus é superar o que é considerada hoje uma das fraquezas dos mecanismos de consulta, mesmo aqueles com base em IA: eles fazem buscas tanto em material publicado pelos maiores especialistas da área quando em pesquisas de iniciação científica. No entanto, ambos os resultados são apresentados de forma igualmente convincente.

Nesse sentido, o Consensus garante levar os leitores diretamente aos artigos de pesquisa mais relevantes sobre o tópico pesquisado. Para obter melhores resultados, orienta o site, é recomendável que o usuário insira perguntas diretas, embora palavras-chave possam também ser usadas na pesquisa.

Fonte: TecMundo