Saúde
26 Janeiro de 2023 | 15h49

Naturopata defende mais investigação científica das plantas medicinais

O médico naturopata, António Vicente dos Santos, defendeu, esta quinta-feira, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, a promoção de investigações científicas das plantas medicinais para o tratamento de algumas doenças.

Falando à Imprensa, à margem da jornada científica da Ordem dos Médicos de Angola, que decorre de 24 a 26 do corrente mês em Ondjiva, disse que a medicina natural é um mundo vasto que ainda tem muito por se explorar, em especial no domínio da investigação científica.

Disse que os desafios da medicina natural em Angola são grandes, há necessidade de mais escolas, mais formação e laboratórios para trazer a medicina tradicional daquilo que é o empirismo para as científicas.

Para tal, acrescentou, as pessoas envolvidas nesta prática devem estudar e se capacitar cada vez mais na escola, nos laboratórios para permitir mais proeminência a essa prática, através de uma base científica.

O naturopata manifestou-se impressionado com a diversidade e rica fauna e flora existente na província do Cunene, advogando a realização de uma investigação científica das ervas e plantas locais.

António dos Santos fez saber que o uso da medicina natural no país, tem ganhado maior aceitação nos últimos anos, realçando que estão a trabalhar com os médicos da medicina convencional, que na qual hoje muitos deles acreditam neste ramo.

Entretanto, definiu a neuropatia como uma medicina que cuida da vida humana do ponto de vista físico, mental, psicológico e psicossomático, onde a natureza oferece todas condições para o metabolismo do organismo humano.

De realçar que em Angola o uso de plantas medicinais para o tratamento de algumas doenças vem desde os tempos primórdios.

Médico naturopata do Cunene, António dos Santos © Fotografia por: José Cachiva (Angop)

Fonte: Angop