Política
26 Janeiro de 2023 | 13h19

Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia termina visita a Angola

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, regressou esta quinta-feira ao seu país, depois de ter cumprido uma visita de trabalho de 48 horas a Angola, a convite do homólogo angolano, Téte António.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Sergey Lavrov recebeu cumprimentos de despedida do chefe da diplomacia angolana, Teté António, do embaixador do seu país em Angola, Vladimir Tararov, do embaixador de Angola na Rússia, Augusto da Silva Cunha, entre outras entidades.

Na capital angolana, onde chegou na noite de terça-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia foi recebido em audiência pelo Presidente da República, João Lourenço, e reuniu-se com o homólogo angolano, Téte António.

No quadro da visita a Angola, Sergey Lavrov depositou, na quarta-feira, uma coroa de flores no sarcófago do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto.

Durante a visita, os dois países manifestaram interesse em reforçar as relações empresariais, com realce para os domínios da indústria transformadora, agro-indústria, pescas, energia, bem como geologia e minas.

Angola e a Rússia têm em agenda a realização, de 17 a 21 de Abril próximo, em Luanda, da VI Sessão da Comissão Bilateral Intergovernamental. 

Os dois Estados têm relações privilegiadas desde 8 de Outubro de 1976, data em que foi assinado, em Moscovo, na altura capital da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), o Tratado de Amizade e Cooperação.

A 16 de Novembro de 2004, os dois países rubricam, em Luanda, um acordo para o relançamento da cooperação nos domínios económico e técnico-científico e, no dia seguinte, criaram a comissão intergovernamental de cooperação económica, técnico-científica e comercial.

Actualmente, a cooperação é mais significativa nos sectores da energia, geologia e minas, ensino superior, formação de quadros, defesa e segurança, telecomunicações e tecnologias de informação, pescas, transportes, finanças e banca.

Em 2019, o Presidente da República, João Lourenço, efectuou a sua primeira visita de Estado à Rússia, onde manteve um encontro com o seu homólogo russo, Vladimir Putin.

No mesmo período houve conversações ao mais alto nível entre delegações dos dois países, para o reforço e alargamento da cooperação bilateral.

Entretanto, até o segundo semestre de 2019 as trocas comerciais entre Angola e Rússia, estimavam-se em 26 milhões de dólares, o que representou uma queda de 40 por cento em relação ao período anterior.  

Um factor constante nestas relações é que os russos vendem muito mais do que compram a Angola. A cesta de exportação de Angola para a Rússia é constituída, fundamentalmente, por madeira e seus derivados, metais de sucata e pedras preciosas.

Do outro lado, entre os principais dez produtos russos de exportação estão bens, serviços militares, equipamentos eléctricos, seus componentes, livros, produtos da indústria gráfica, combustíveis, minerais, derivados de petróleo e fertilizantes.

Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov © Fotografia por: António Escrivão (Angop)

Fonte: Angop