Sociedade
19 Abril de 2021 | 21h08

Mini-Cimeira de Chefes de Estados volta a debater situação na RCA

A capital angolana, Luanda, acolhe esta terça-feira (20) uma mini-Cimeira de Chefes de Estado para debater questões de segurança relacionadas com a República Centro Africana (RCA).

O evento realiza-se por iniciativa do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na sua qualidade de Presidente em Exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

A reunião trará a Luanda os Presidentes da República Centro Africana, Faustin Touaderá, do Rwanda, Paul Kagame, do Congo, Dennis Sassou Nguesso, e o Presidente do Conselho Soberano de Transição da República do Sudão, Abdul Fatah al-Burhan.

Vão, igualmente, participar delegações de alto nível em representação do Tchad, Camarões e República Democrática do Congo, indica uma nota de imprensa da Secretaria para os assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa do Presidente da República.

No dia 28 de Janeiro último, Luanda acolheu uma primeira mini-Cimeira que analisou a situação política e de segurança na República Centro Africana.  

Na ocasião, os Chefes de Estado e de Governo da CIRG apelaram às forças rebeldes na RCA a observarem um cessar-fogo unilateral e imediato, bem como instaram ao abandono do cerco à cidade de Bangui, capital do país.  

Consideraram a situação na República Centro-Africana ameaçadora e decidiram organizar uma segunda mini-Cimeira em Luanda.

Fonte: ANGOP