Sociedade
19 Janeiro de 2023 | 16h01

MAPTSS destaca aposta na formação do homem

A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues Dias, destacou hoje, quinta-feira, a necessidade da contínua aposta na formação do homem em diversas dimensões e vertentes, enquanto premissa para o desenvolvimento.

A governante, que falava na abertura 4ª edição da Feira Nacional de Formação Profissional e Empreendedorismo (FENAFOP), que decorre em dois dias na cidade do Huambo, disse que entre as variadas dimensões e vertentes, a capacitação formativa, sobretudo, dos jovens, constitui o principal desafio, para que o país tenha uma mão-de-obra qualificada, na perspectiva do desenvolvimento socioeconómico.

Referiu que o Estado está a implementar medidas e políticas que visam promover a valorização do homem e contribuir, de forma decisiva, para a transformação da formação profissional em Angola.

A ministra disse que as constantes transformações da globalização, tecnologia, entre outras realidades que afectam todas as esferas da vida e, especialmente, no domínio do trabalho, apela para a constante actualização das estruturas formativas, de modo a responderem, de forma tempestiva, às reais necessidades do mercado.

Neste domínio, referiu ser fundamental a intersecção, entre as estruturas formativas, empresas e outros organismos que influenciam o mercado de trabalho, para a realização de acções que visam o alcance dos objectivos preconizados.

Teresa Rodrigues Dias destacou que os resultados alcançados ao nível da formação profissional, em 2022, permitem a interacção entre os jovens formados e as empresas, a fim de se aumentar as oportunidades de empregos, enquanto aos empreendedores facilita a apresentação dos bens, serviços e outros que são capazes de oferecer ao mercado, fruto do apoio que beneficiaram dos programas do governo, no domínio da empregabilidade.

Admitiu ser uma realidade tremente no país, a necessidade da qualificação da mão-de-obra, enquanto um dos caminhos que vai ajudar na redução do índice de desemprego em Angola.

"Temos que trabalhar arduamente para a promoção e criação de mais e melhores empregos para os angolanos, pelo que as acções de fortalecimento do sector empresarial, o ambiente de negócios e a diversificação da economia são cruciais”, enfatizou.

Nesta conformidade, sublinhou que a aposta no fomento ao empreendedorismo, tal como tem sido desenvolvido com o PAPE, vai continuar a alargar o seu alcance para que mais cidadãos necessitados consigam colocar a sua energia e criatividade à disposição do desenvolvimento do país.

A governante solicitou aos empresários a se juntarem neste desafio, sobretudo, na qualificação da mão-de-obra, pois, para além do governo, quem conhece melhor as necessidades do mercado de trabalho são as empresas que lidam no dia-a-dia com esta situação, para o aumento da produtividade e competitividade.

Disse ser "muito mais honesto e justo” poder contar com o apoio das empresas na definição e elaboração dos planos curriculares para a formação profissional.

Também, espera contar com o apoio dos empresários na realização de estágios profissionais, por ser um momento importante para colocar à disposição das empresas as competências adquiridas na formação dos jovens, para além de ajustar o aprendizado e a realidade do mundo do trabalho.

Criação de estruturas formativas

A ministra da Administração Publica, Trabalho e Segurança Social fez saber que o Governo angolano vai continuar a apostar na criação das estruturas formativas, de forma a tornar possível e acessível a formação de mais angolanos.

Neste domínio, anunciou que, para além do Centro Integrado de Formação Técnico-Profissional (CINFOTEC), Cidadela Jovem do Bailundo, a província do Huambo poderá ganhar, ainda este ano, outra instituição, para qualificação da mão-de-obra e apoiar o sector empresarial nas variadas necessidades.

Revelou que, entre 2018 e 2022, foram construídos e inaugurados sete centros em todo o país.

Entretanto, disse se aposta do governo a construção, nos próximos cinco anos, de 14 unidades formativas e a requalificação de 58 pavilhões de artes e ofícios que carecem de intervenção.

Sobre a feira, que se realiza no âmbito do encerramento do ciclo formativo de 2022, disse ser um momento importante para o sistema nacional da formação profissional.

No cumprimento da agenda de trabalho ao Huambo, a ministra Teresa Rodrigues Dias, que se faz acompanhar por responsáveis dos órgãos tutelados pelo ministério que dirige, vai, também, proceder à colocação da primeira pedra para a reabilitação do Centro de Formação Profissional do São Pedro.

Na quarta-feira, primeiro dia da jornada de trabalho, inteirou-se do andamento das obras do CINFOTEC , iniciadas em Fevereiro de 2021.

A 3ª edição da feira decorreu em Dezembro de 2021, na província do Cuanza Norte.

Ministra da Administração Pública Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias © Fotografia por: Valentino Yequenha (Angop)

Fonte: Angop