Educação
30 Março de 2023 | 16h12

Mais de cem projectos para financiamento científico em fase conclusiva

Cento e 99 candidaturas de financiamento à investigação científica estão em fase final de avaliação pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT), afirmou a secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice Ceita.

Trata-se de projectos nas mais variadas áreas do saber, com destaque para a saúde, engenharia e agricultura, submetidos por docentes, investigadores e instituições ligadas à pesquisa.

De acordo com Alice Ceita, que falava no acto de abertura do Workshop sobre Integridade e Ética na Investigação, a pesquisa desenvolvida em Angola, com apoio do Estado, para além da sua contribuição no património científico mundial, deve visar a resolução dos principais desafios nacionais, apoiando os programas prioritários da governação, gerir os temas candentes e diversificar a economia.

Segundo a responsável, a investigação deve igualmente olhar para o aumento da  riqueza, fomentar o progresso socioeconómico e o desenvolvimento humano sustentável e inserir Angola, de forma cada vez mais paritária e competitiva, na SADC, África, na CPLP e no Mundo.

Para alcançar esse desiderato, prosseguiu, é preciso que a investigação tenha a maior qualidade científica, mas também que respeite as recomendações e normas quanto à integridade e à ética da pesquisa, única forma de assegurar a verdade, a utilidade e a relevância dos novos conhecimentos. 

Disse, que a  FUNDECIT tem a missão de implementar as políticas de ciência, tecnologia e inovação e gerir os meios financeiros do Orçamento Geral do Estado destinados à investigação científica e desenvolvimento, incluindo os que resultarem da mobilização ou captação de recursos extra OGE, para o financiamento, de forma mais efectiva, das actividades desta área.

Para além disso, tem a missão de proceder à avaliação e acreditação das instituições que se dedicam à investigação científica e desenvolvimento tecnológico no país, filiadas no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). MGM/ART

Secretária de Estado para Ciência e Tecnologia de Inovação, Alice Ceitas © Fotografia por: Herlander Massaqui - ANGOP

Fonte: Angop