Sociedade
19 Janeiro de 2023 | 15h13

Mais de cem mil jovens formados em todo país

Cem mil e 194 jovens foram formados em todo país, em 2022, nos diversos cursos profissionais ministrados pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), contra os cerca de 75 mil de 2021.

A informação foi avançada esta quarta-feira à ANGOP, na província do Bié, pelo director geral do INEFOP, Manuel Mbangui, durante a inauguração do Centro Integrado de Emprego e Formação Profissional do Cuito.

Para o efeito, estão em funcionamento nas 18 províncias mil e 439 unidades formativas, destas 158 são centros de formação e o restante são pavilhões de arte e ofícios, que são assistidos por mil e 300 formadores controlados pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTESS).

Manuel Mbangui disse que outros mil e 119 formadores foram subcontratados de empresas privadas, que deram suporte ao calendário de formação nas especialidades em que o INEFOP não ministrava.

Para o alcance do desiderato, aumentou-se o número de pavilhões, actualização dos cursos por regiões e a implementação do Plano de Acção Para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), que permitiu igualmente a formação de mais de 31 mil jovens em todo o país.

Para tal, construiu-se os centros de formação profissionais nas províncias do Lunda Sul e Cuanza Norte, bem como a requalificação do pavilhão de artes de ofícios do Sambizanga, em Luanda.

O sector privado, actualmente, conta com mil 253 centros de formação, que formaram o ano passado 19 mil e 445 cidadãos.

No âmbito da inclusão de pessoas portadoras de deficiência, formou-se 681 cidadãos, desafios que, de acordo com o director geral do INEFOP, vão continuar a abraçar.

Novo centro do Cuito vai formar mais de dois mil jovens por ano

 

O novo centro integrado de formação do Cuito, inaugurado hoje pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTESS), Teresa Rodrigues Dias, prevê formar anualmente dois mil e 800 jovens em diversas especialidades.

Uma das novidades deste centro está na implementação de quatro novos cursos, nomeadamente formação de empregadas domésticas e adorno no lar, estética, cabeleireiro e pastelaria.

A infra-estrutura foi erguida na centralidade Horizonte, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM). Comporta 12 especialidades diversas, bem como um posto médico e auditório para 144 ocupantes.

Na ocasião, Teresa Rodrigues Dias destacou a formação profissional como o principal instrumento da luta contra a fome e a pobreza que o governo desenvolve no país.

Nesta conformidade, disse que o Executivo angolano compromete-se a continuar a criar mais condições para que os jovens se auto-realizem.

Por seu turno, o Governador do Bié, Pereira Alfredo, apelou à juventude local a aproveitar ao máximo as potencialidades que a infra-estrutura oferece, solicitando ao ministério de tutela a implementação também dos Serviços Integrados de Atendimento ao Cidadão (SIAC). 

Por fim, o secretário executivo do Conselho Provincial da Juventude (CPJ) no Bié, Faustino Sassango, mostrou-se satisfeito pela atenção que o Estado tem dado aos jovens.

Entretanto, pediu a abertura do curso profissional avançado de electricidade de alta tensão, a julgar pela barragem hidroeléctrica de Camacupa em construção, que certamente precisará de quadros a altura.  

Em 2022, a província do Bié formou mil e 170 jovens nos pavilhões de arte e ofício do Cuito, Andulo, Camacupa e Chinguar.

Ainda hoje, 137 jovens formados no Bié em 2022 receberam kits profissionais.

Director Geral do INEFOP, Manuel Mbagui © Fotografia por: Leonardo de Castro - ANGOP

Fonte: Angop