Política
21 Maio de 2022 | 11h23

Luanda acolhe Cimeira de Chefes de Estado e de Governo em Dezembro

O embaixador de Angola no Reino da Bélgica, Mário de Azevedo Constantino, anunciou, esta sexta-feira(20), em Luanda, que o país vai acolher a 10ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), de 6 a 10 de Dezembro deste ano.

"Este Comité tem responsabilidade de preparação da cimeira e é importante para nós trabalhar não só com o grupo de trabalho criado aqui em Angola, também preparatória da Cimeira, mas também trabalhar com o Parlamento. A actividade parlamentar é um dos desígnios da OEACP", disse no final da audiência concedida pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

Frisou que foi ao Parlamento para trabalhar com a 3ª Comissão, por ser importante que os deputados, à margem das suas reuniões, possam, efectivamente, dar um grande impulso à visibilidade da Cimeira histórica e à própria organização.

O também presidente do Grupo dos Embaixadores indicados a preparar a 10ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da OEACP disse que a iniciativa decorre num momento histórico da organização, pois marca o começo da implementação de um novo acordo de cooperação, denominado Acordo Geral de Vistos.

Avançou que, no mesmo evento, Angola vai assumir a presidência da organização, para um período de três anos, tendo, por isso, realçado que o país imprimirá uma nova dinâmica durante o mandato.

Destacou as vantagens de pertencer à organização, sobretudo, a cooperação Sul-Sul, que vai estar muito presente na Cimeira. Segundo o diplomata, o escopo máximo de concretização destas ideias será a potenciação do sector privado, no domínio das relações comerciais.

Para o secretário-geral-adjunto da OEACP, Ibrahim Norbert Richard, responsável pelas questões políticas e o desenvolvimento humano, o departamento coordenado por si e organizador da Cimeira está preparado.

"Abordámos o papel que pode ser desempenhado pelos parlamentos no âmbito do novo acordo da OEACP. Discutimos, também, o papel que os parlamentos podem desempenhar no âmbito das relações OEACP e a União Europeia, durante a reunião da Assembleia Parlamentar paritária, prevista para 15 de Outubro", informou.  

A deputada Amália Maria Alexandre, segunda secretária da Comissão das Relações Exteriores, Cooperação Internacional e da Comunidade Angolana no Exterior, disse que o encontro produziu bons resultados e que os parlamentares ficaram informados sobre a preparação da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da OEACP.

A 10ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo na OEACP vai realizar-se sob o tema:  "3 Continentes, 3 Oceanos, 1 Destino Comum - Construir um OEACP, uma resiliência sustentável".

 

Fonte: JA