Cultura
14 Outubro de 2021 | 10h15

Jornalista Sandra Mainsel lança hoje a sua primeira obra científica

A jornalista e docente universitária, Sandra Mainsel lança esta quinta-feira às 15 horas, no Hall da Televisão Pública de Angola, a sua primeira obra científica intitulada: As Quatro Idades da Televisão Pública de Angola, numa cerimónia restrita e enquadrada nas festividades do 46º aniversário da TPA.

O livro com registos da história da TPA, retrata as quatro etapas que a escritora considerou importantes, desde o surgimento da Televisão Popular de Angola, através da recolha de informações de profissionais que fizeram parte daquela época até à actualidade, marcada por uma nova era do fazer televisão, que foi a aposta na área tecnológica, com recurso a internet, área que é dominada pela autora.

"Nesta área expliquei tudo, porque tenho um conhecimento empírico, tive acesso directo a informação e através de uma informação científica, eis o resultado de um trabalho aturado e que vai servir não só para os profissionais da classe, como também para os estudantes de Comunicação Social, referiu Sandra Mainsel.

A obra conta com mil exemplares numa primeira fase.

Biografia

Sandra Mainsel é filha de Fernando Mainsel e Luisa Mainsel. Cresceu na cidade do Huambo onde estudou até o ensino médio de Bioquímica. Perdeu o pai com 14 anos pelo que teve que ajudar a cuidar dos seus sete irmãos trabalhando no bar da mãe.

Com 24 anos muda-se para a capital Luanda.

Entrou para a TPA num dia, em que ao acompanhar uma amiga a um teste  foi Sandra Mainsel a selecionada.

Começou por apresentar a continuidade da programação da Televisão Pública de Angola, passou pelo programa TV 7 dias e também foi pivot das Notícias da Tarde e Jornal da Noite.

Foi rosto dos programas: TPA Actualidade, Quem Sabe Sabe e Angola Reconstrução de Desenvolvimento.

Apresenta também o programa Jornal Hoje, porém foi no Ecos e Factos é o onde teve mais tempo de antena e pelo que é reconhecida.

Sandra Mainsel trocou Agronomia por Ciências da Comunicação na Universidade Agostinho Neto.

Em 2012 realizou um mestrado em Administração de Empresas pela Florida Christian University nos Estados Unidos.

É docente universitária, escritora e directora de Multimédia da Televisão Pública de Angola.



Autor: Leda Dombaxi