Tecnologia
20 Abril de 2021 | 08h41

Hoje há evento da Apple. Eis o que pode esperar

As apresentações da Apple são sempre motivo de grande interesse, não só para os fiéis seguidores da empresa como também por todos os interessados em tecnologia. A ‘Empresa da Maçã’ tem sido responsável por alguns dos produtos com mais impacto no mercado de consumo das últimas décadas, pelo que qualquer nova apresentação tem o potencial para surpreender.

Mesmo que os grandes anúncios da Apple (como o novo iPhone) sejam tradicionalmente reservados para a segunda metade do ano, isso não significa que não tenhamos direito a novidades de peso na apresentação marcada para esta terça-feira, dia 20. Será por volta das 18 horas que poderá ficar a saber todas as novidades que a Apple tem planeadas para os próximos tempos mas, entretanto, nada melhor do que ‘mergulhar’ no domínio dos rumores para ficarmos com uma pequena noção do que pode ser apresentado pela tecnológica de Cupertino.

Abaixo poderá encontrar alguns dos rumores mais recorrentes que temos visto nos últimos meses e, enquanto alguns são entendidos como praticamente confirmações, outros poderão ficar pelo caminho. No entanto, há sempre espaço para algumas surpresas e, por essas, teremos de esperar pela própria apresentação.

Novos iPads

As informações que circulam dão conta que os apreciadores do tablet da Apple poderão contar com a apresentação de um novo modelo base do iPad, sendo que um novo iPad mini também não está fora do leque de possibilidades.

Porém, tudo indica que a grande estrela será o novo iPad Pro. O design permanecerá inalterado tanto no modelo de 11 e 12.9 polegadas e no interior poderemos encontrar o processador A14X que, aparentemente é tão poderoso quanto o M1 que está integrado nos últimos portáteis MacBook.

A grande novidade estará realmente no modelo de 12.9 polegadas que, de acordo com os últimos rumores, terá um novo ecrã Mini LED. Esta nova tecnologia permitirá ao ecrã exibir uma gama mais variada de cores, um melhor contraste e até HDR. Por enquanto a tecnologia estará limitada a este modelo do iPad mas, a longo-prazo, espera-se que venha a ser integrada em mais dispositivos.

Uma nova geração do iMac

Há algum tempo que os apreciadores do iMac não têm direito a novos modelos mas parece que a situação está prestes a mudar. Os rumores indicam que a Apple planeia lançar uma nova geração de iMacs, um com um ecrã até 24 polegadas e outro com dimensões superiores a 27 polegadas.

Mais do que o tamanho do ecrã, os novos iMacs terão um design renovado e, alegadamente, mais parecido com o monitor Pro Display XDR de 2019. A moldura de ecrã será mais reduzida e, a nível de desempenho, acredita-se que a Apple aproveite esta oportunidade para integrar um dos seus chips.

Próximo modelo do Apple TV

Sabe-se que a Apple se encontra a trabalhar num novo modelo desta ‘box’ de televisão, um com mais capacidade de armazenamento, um processador mais rápido e ainda um comando redesenhado. Acredita-se também que este modelo possa estar melhor preparado para videojogos, o que faria sentido tendo em conta a aposta da Apple no serviço Apple Arcade.

É praticamente garantido que tenhamos direito a um novo Apple TV ainda em 2021 mas, por enquanto, não é claro se a Apple já está pronta para o desvendar oficialmente. Na pior das hipóteses espere novidades para o tradicional evento da Apple de setembro.

AirPods 3

Os rumores indicavam que a nova geração dos AirPods estaria pronta para ser lançada no mercado desde o início do ano mas, aparentemente, teremos de esperar mais um pouco. Apesar de ser provável que a Apple apresente os novos AirPods neste evento, há quem acredite que a empresa pode aproveitar a apresentação desta terça-feira para os desvendar.

Acredita-se que a Apple também pretende lançar os AirPods Pro 2 em 2021 e, nesse caso, faria sentido anunciar estes modelos na segunda metade do ano e os AirPods 3 na primeira. No entanto, também é possível que a Apple procure focar os anúncios relacionados com os phones sem fios numa única apresentação e, nesse caso, espere notícias apenas para o terceiro trimestre de 2021.

AirTags

Há cerca de dois anos que vemos rumores sobre os AirTags, pequenos localizadores com Bluetooth que ajudarão os utilizadores de produtos da Apple a saberem sempre onde estão as chaves de casa, do carro ou até a mochila.

Porém, a Apple tem trabalhado no desenvolvimento da rede de localizações Find My com outros parceiros, compatibilizando outros dispositivos com estes acessórios. Parece que a Apple pode estar finalmente pronta para lançar os AirTags mas, entretanto, teremos de esperar para termos a certeza.

Lançamento do iOS 14.5

O anúncio oficial do iOS 15 só deverá acontecer em junho durante a conferência dedicada a developers - o WWDC - mas entretanto teremos notícias sobre aquela que será a próxima grande atualização do sistema operativo para dispositivos móveis.

O iOS 14.5 introduzirá novos emojis, a capacidade de desbloquear o iPhone com o Apple Watch e a capacidade de apontar no Maps para a existência de um acidente na estrada. O iOS 14.5 também introduzirá novas opções de privacidade que permitirão aos utilizadores de redes sociais escolher se estas plataformas podem aceder aos seus dados privados.

Fonte: NM