Sociedade
23 Fevereiro de 2021 | 14h41

Hackers tentaram penetrar na plataforma tecnológica do Ministério das Finanças - Decorre apuramento de eventuais danos no sistema de correspondência electrónica (email)

A plataforma tecnológica do Ministério das Finanças (MinFin) sofreu um ataque de piratas informático (hackers) mas as funcionalidades desta ferra enta informática não foram afectadas, mantendo-se funcional.

Um comunicado do MinFin divulgado no seu site oficial avança que o ataque teve lugar a 17 de deste mês de Fevereiro e as origens e motivações permanecem desconhecidas.
"Os sistemas de arrecadação de receitas (SIGT, ASYCUDA, Portal de Serviços, Portal do Munícipe, Portal do Contribuinte e Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado - SIGFE) bem como os portais institucionais encontram-se em pleno funcionamento", assevera o MinFin.
Neste momento, as investigações para apurar a real dimensão dos efeitos deste ataque estão a ser conduzidas pelo Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação das Finanças Públicas (SETIC-FP), não estando afastadas todas as possibilidades de terem resultado eventuais constrangimentos no que diz respeito à correspondência electrónica interna e externa.
Mas o MinFin aproveita para dar um sinal de tranquilidade "aos cidadãos nacionais e comunidade financeira internacional quanto ao firme engajamento nos compromissos financeiros do Estado angolano, num contexto macroeconómico de consolidação orçamental".

Fonte: NJ