Tecnologia
19 Janeiro de 2023 | 14h28

Grupo Raxio investe em primeiro Centro de Tecnologia de Dados

O Grupo Raxio, um dos principais construtores e operadores pan-africanos de centros de dados, anunciou esta terça-feira que está a investir no primeiro Centro de Tecnologia de Dados Certificados-Tier IIII de Angola, a funcionar em 2024.

Em construção no município de Cacuaco, província de Luanda, o centro encontra-se próximo dos pontos de aterragem de cabos submarinos.

Segundo o comunicado que a ANGOP cita, o centro de dados Tier III de Angola vai trazer tecnologia de ponta.

De acordo com o Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), o ecossistema digital e de telecomunicações de Angola está a desenvolver-se, rapidamente, com o país a atingir uma taxa de penetração da Internet de aproximadamente 27%.  

Conforme o documento, novos fornecedores de conectividade têm entrado no mercado e outros estão a melhorar activamente as suas redes, cobertura e serviços.

" Estes factores proporcionam uma oportunidade de crescimento para tornar Angola num centro estratégico de conectividade na região, incluindo um tráfego transfronteiriço significativo, com a República Democrática do Congo (RDC), onde o Grupo Raxio já está a construir uma instalação de ponta em Kinshasa”, assevera-se.

O Centro de Dados Certificados -Tier III Angola vai fazer a conectividade terrestre e submarina, servindo tanto clientes locais como internacionais.

A Raxio Angola, filial do Grupo Raxio e gestora do futuro centro no país, está engajada, com base nas normas internacionais de sustentabilidade (ESG), na criação directa e indirecta de empregos, com quadros qualificados.  

Antenas de Comunicação (Foto ilustração) © Fotografia por: Belarmina Paulino (Angop)

Fonte: Angop