Cultura
09 Janeiro de 2023 | 15h24

Governo reconhece papel dos artistas na divulgação da cultura no Cuando Cubango

A vice-governadora da província do Cuando Cubango para os sectores político, social e económico, Helena Chimena, reconheceu, hoje segunda-feira, o papel que tem sido desempenhado pelos artistas na divulgação dos elementos culturais da região.

Helena Chimena que falava num encontro que manteve com a classe artística da província, no quadro da jornada do 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional, disse que cada um, na sua área, a sua medida e nível têm representado dignamente a província nos mais  variados níveis.

A vice-governadora referiu disse que, apesar das enormes dificuldades porque passam os artistas, ainda assim tem sido possível oferecer momentos de alegria e lazer aos amantes da arte.

Por outro lado, fez saber que o governo tudo fará para responder e minimizar as preocupações que ainda afligem a classe, com principal enfoque na questão ligada com a necessidade da construção de uma sala de espetáculos.

Neste particular, afirmou que, para além das acções do governo, é importante a conjugação de esforços dos artistas, dos empresários e da sociedade de forma geral, para a contínua melhoria do sector da cultura, para que o seu racional aproveitamento contribua para o bem-estar da população.

Na sua intervenção, o director em exercício do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, António Luís Miguel, adiantou que os empresários poderão desempenhar um papel fundamental na inserção de produtos culturais no mercado e resultar na criação de empregos, principalmente para a juventude.

Sobre a data, disse que ela é privilegiada para que os actores, artistas, agentes culturais possam apresentar a sua criatividade, sendo um momento oportuno para reforçar a unidade na diversidade.

"É hora de deixar de ser consumidor da cultura exterior e primar pela cultura local”, sublinhou, assegurando a inserção de todos os traços culturais nos meios de comunicação social.

Segundo o responsável, todas as comunidades, mesmo as minoritárias, têm também o direito de se expressar no domínio cultural.

O sector controla nos nove municípios da província do Cuando Cubango 256 fazedores de cultura, entre músicos, grupos de teatros, de danças tradicionais e artesãos. 

Vice-governadora do Cuando Cubango, Helena Chimena fala àimprensa apôs visita de constatação às unidades sanitárias © Fotografia por: Armando Morais (Angop)

Fonte: Angop