Internacional
29 Maio de 2023 | 18h38

Filho do primeiro-ministro japonês demitido após festa privada polémica

Com esta demissão, é atribuída a Shotaro Kishida a responsabilidade pela utilização daquela que se trata de uma residência oficial para uma festa privada, com as imagens da mesma a terem sido veiculadas por revistas locais.

primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, anunciou esta segunda-feira a demissão do seu filho, enquanto secretário executivo para assuntos políticos, na sequência de uma polémica que causou indignação entre a opinião pública, reporta a Associated Press.

Tudo isto porque Shotaro Kishida, que auxiliava o seu pai em matérias políticas, convidou um grupo de pessoas, incluindo familiares, para uma festa de fim de ano, a 30 de dezembro, que decorreu na residência oficial do primeiro-ministro.

"Como secretário para os assuntos políticos (do primeiro-ministro), um cargo público, as suas ações foram inadequadas e decidi substituí-lo para que assumisse a responsabilidade", explicou o primeiro-ministro, esta segunda-feira. O governante deu ainda conta de que Takayoshi Yamamoto irá ocupar o cargo até agora assumido por Shotaro.

Com esta demissão, é atribuída a Shotaro Kishida a responsabilidade pela utilização daquela que se trata de uma residência oficial para uma festa privada, com as imagens da mesma a terem sido veiculadas por revistas locais - espoletando o descontentamento dos japoneses.

As fotografias publicadas pela revista semanal Shukan Bunshun mostram o filho de Kishida, acompanhado de outros familiares, a posar em escadas com tapetes vermelhos, em imitação às habituais fotografias de grupo tiradas aos recém-nomeados ministros. Shotaro Kishida aparecia, nesta ocasião, no centro - a posição normalmente reservada ao chefe do governo.

Outras imagens mostram ainda os convidados de pé, num pódio, como se estivessem a dar uma conferência de imprensa.

Na sequência do caso, o primeiro-ministro disse ter apenas cumprimentado brevemente os convidados desse evento privado, mas que não ficou no jantar. Referiu, ainda, ter repreendido severamente o seu filho devido à festa - embora isso não tenha atenuado as críticas da oposição e da opinião pública.

Fumio Kishida, recorde-se, nomeou o seu filho para o cargo de secretário executivo para assuntos políticos em outubro passado.