Desporto
09 Abril de 2021 | 10h36

FAB encurta calendário do Nacional masculino

O campeão da 43ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol Unitel Basket será conhecido no próximo dia 29 do corrente, anunciou, ontem, a direcção da Federação Angolana da modalidade (FAB), em conferência de imprensa.

Contrariamente ao que esteve inicialmente previsto, a prova maior da bola ao cesto vai culminar com a conclusão da primeira volta. Em causa está a participação do Petro de Luanda na edição inaugural da Basketball African League (BAL), a decorrer de 16 a 31 de Maio, em Kigali, capital do Rwanda. 

 De acordo com o director da competição, Tony Sofrimento, esta foi a solução encontrada após a reunião entre a direcção da entidade de tutela e os representantes dos clubes, de modo a salvaguardar a presença do representante angolano, em função das circunstâncias. 

"Não haveria espaço para a disputa do nacional nos mesmos moldes. As datas chocariam com a realização do Torneio Pré-Olímpico e, posteriormente, o Afrobasket' 2021.É imperioso termos o campeão nacional, antes que tudo isso aconteça. Há necessidade de honrar alguns compromissos que a FAB tem com a FIBA e os organizadores da BAL", aclarou. 

Segundo explicações de Tony Sofrimento, os tricolores têm um compromisso de contrato, e em caso de incumprimento, o país corre o risco de perder alguns privilégios. A organização decidiu que o representante angolano deve ficar isento da eliminatória:"qualquer violação voltamos à primeira forma".  A prova africana de clubes, no Rwanda, decorre entre 16 e 31 de Maio. O Petro deve escalar o palco da competição no dia 4, onde será submetido a pré e pós-testagem, antes da entrada para a bolha (isolamento dos atletas e pessoas directamente envolvidas na prova), com a finalidade de cumprir rigorosamente os protocolos sanitários. 

Para acautelar que os jogadores fiquem um longo período inactivos, tendo em conta a preparação dos compromissos internacionais, a FAB fará disputar a Taça de Angola num formato excepcional, com a presença de oito participantes do nacional, de 7 a 29 de Maio. A turma do Eixo Viário abdicou, por ra-zões óbvias.   

Foi igualmente cogitada a possibilidade de retomar a competição após o regresso do Petro, cenário igualmente descartado pois o plantel tricolor poderá ficar 20 dias de quarentena, tal como aconteceu com a Selecção Nacional, ao retornar de Yaoundé, em Fevereiro último, após a disputa da segunda janela FIBA de qualificação para o Afrobasket.  
  1º de Agosto recebe Inter no Victorino Cunha

1º de Agosto e Interclube jogam hoje, às 17h00, no Pavilhão Victorino Cunha, no desafio de cartaz da oitava jornada do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, Unitel Basket. Este vai ser o segundo "teste difícil" para os "polícias", pois terão pela frente outro crónico candidato ao título, depois de terem sido derrotados pelo Petro de Luanda, há duas semanas. O técnico militar, Manuel Sousa "Necas", reiterou que o objectivo é garantir os dois pontos. Para tal, reconhece que terá de contrapor o "forte jogo ofensivo dos visitantes." Queremos ganhar o campeonato e precisamos de superar todos os oponentes", disse. 

Por seu turno, Raul Du-arte, treinador principal do Interclube , vai montar uma equipa capaz de melhorar a leitura de jogo e a tomada de decisões durante o desafio, sobretudo nos mementos que exigirem maior rigor, quer a atacar quer a defender.    A jornada abre com o desafio 1º de Agosto Academia - Desportivo Kwanza, às 14h00, no mesmo recinto. Duas horas mais tarde, o Petro de Luanda terá pela frente o modesto ASA. O Vila Clotilde joga com o Petro B, às 16h00, no 28 de Fevereiro. Por imperativo de calendário folga o Jesus Cristo.