Internacional
28 Março de 2023 | 15h02

EUA anunciam apoio de 92 milhões para luta contra terrorismo em África

Os Estados Unidos vão apoiar com cem milhões de dólares (cerca de 92,4 milhões de euros) na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou hoje a vice-presidente, Kamala Harris.

O objetivo é travar a ameaça de expansão dos ramos da Al-Qaida e do grupo extremista Estado Islâmico que operam na região e nomeadamente no Sahel.

Harris, que está em visita oficial ao Gana onde se reuniu com o Presidente ganês, Nana Akufo-Addo, disse que os fundos fazem parte da estratégia dos EUA para promover a estabilidade no Benim, Costa do Marfim, Gana, Guiné e Togo.

Assim, detalhou que serão entregues 86 milhões de dólares (cerca de 79,5 milhões de euros) nos próximos três anos para a implementação deste plano, que procura "enfrentar as ameaças regionais de extremismo violento e instabilidade".

O vice-presidente dos EUA elogiou o papel do Gana como um "líder de segurança" na região e aplaudiu a "forte relação a nível de defesa", recordando que este país africano acolheu no início do mês, com a Costa do Marfim, as manobras militares 'Flintlock'.

Harris também destacou a "liderança" de Akufo-Addo na "defesa e avanço da democracia na África Ocidental" e reiterou o compromisso de Washington em "apoiar os direitos humanos e o empoderamento das mulheres".

A região do Sahel, em particular, e cada vez mais também o Golfo da Guiné, tornaram-se uma prioridade para grupos extremistas de cariz islâmico ligados à Al-Qaida e ao Estado Islâmico que operam na região, especialmente no Burkina Faso, que registou um aumento significativo de ataques desde 2015.

Fonte: NM