Ensino
09 Fevereiro de 2023 | 14h52

Estudantes do ITA em Menongue desafiados à investigação agrária

Os estudantes do Instituto Técnico Agrário (ITA) do Missombo, adscrita ao município de Menongue, capital do Cuando Cubango, foram desafiados esta quinta-feira, a apostarem na investigação agrária, para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Ao intervir na cerimónia de abertura das primeiras jornadas científicas do ITA do Missombo, o chefe de departamento do ensino geral no Cuando Cubango, Benjamim Nguegia, assegurou que a agricultura familiar é importante para o sustento de diversas famílias que vivem em zonas rurais, assim como propicia vários empregos.

Por seu turno, o director do Instituto Técnico Agrário de Menongue, Eduardo Bento, augura uma boa reflexão que os jovens possam encarnar o espírito pesquisador no sector agrário, com vista a encarar os desafios actuais e contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar do país, em particular do Cuando Cubango.

As primeiras jornadas científicas do Instituto Técnico Agrário (ITG) do Missombo, com duração de dois dias, se enquadram no IX aniversário da instituição, em que os participantes vão abordar temas ligados à dinamização da pesquisa para o contributo no desenvolvimento da agricultura familiar, perfil profissional dos cursos de produção animal e vegetal e sustentabilidade da agricultura.

A importância económica da cultura da cenoura na comuna do Missombo, do Programa de Apoio para Empregabilidade (PAPE), bem como a minhocultura como alternativa sustentável para obtenção de húmus orgânico sólido e líquido, constam igualmente da agenda de discussão.

O Instituto Técnico Agrário (ITG) do Missombo, que dista a 15 quilómetros a sudeste da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango, conta com 16 salas de aula, 118 alunos, 44 professores que asseguram os cursos de produção animal e vegetal, dos sete cursos inicialmente inscritos.

Representante do gabinete províncial da educação do Cuando Cubango, Benjamim Nguegia © Fotografia por: Alberto Kalupia-ANGOP

Fonte: Angop