Tecnologia
10 Maio de 2023 | 10h13

Especialistas avisam que IA é risco para humanidade

O maior mediatismo da Inteligência Artificial (IA) levou a que a tecnologia se tornasse um alvo de um debate público intenso sobre o impacto na sociedade como a conhecemos. Além da possibilidade de eliminar milhares de postos de trabalho em empresas, a IA pode ainda apresentar riscos para a saúde e colocar um risco existencial à humanidade.

O aviso é feito por especialistas e profissionais na área da saúde dos EUA, do Reino Unido, da Austrália, da Costa Rica e da Malásia que, num artigo partilhado na revista científica BMJ Global Health, indicam que (apesar dos benefícios) a IA pode ter impactos negativos.

Entre os riscos citados encontram-se "o potencial para erros que possam prejudicar os clientes, questões sobre privacidade e segurança de dados”, indicando que haverá mais desigualdades sociais.

"Com o crescimento exponencial do desenvolvimento e investigação de IA, a janela de oportunidade para evitar perigo sério e existencial está a fechar-se”, pode ler-se neste artigo de acordo com o The Guardian. "Uma forma de proteger o futuro do nosso sistema de saúde é garantir que as empresas de Internet tenham políticas claras de como identificam desinformação de saúde que aparece nas suas plataformas, assim como abordagens consistentes de como lidar com isso”.

Fonte: NM