Economia
26 Janeiro de 2023 | 13h55

Embaixador da China destaca importância do canal do Cafu

O embaixador da China em Angola, Gong Tao, destacou esta quinta-feira a importância do Sistema de Transferência de Água do rio Cunene, na região do Cafu, na prática da agricultura e combate à seca nas comunidades.

Ao falar à imprensa, no final da visita de constatação sobre o funcionamento do centro de bombagem do canal do Cafu, Gong Tao reconheceu ser um projecto de maior dimensão executado  pelo Executivo angolano, em benefício da população.

O diplomata disse que o investimento reveste-se de grande importância para o combate à seca que há muitos anos assolava esta região sul do país, garantindo desta forma o abastecimento de água para o consumo da população e para o gado.

Sugeriu que o canal aberto com 160 quilómetros de extensão deve ser explorado, sobretudo na prática da agricultura de irrigação, visando o desenvolvimento socioeconómico na província.

"Com esta minha visita à província do Cunene e no projecto do Cafu, a nossa parte continuará a trabalhar com o Governo angolano para desenvolverem mais projectos desta natureza no âmbito das boas relações”, afirmou.

Informou que o combate à seca poderá ser uma das áreas prioritárias e que as duas partes podem desenvolver, nos futuros tempos, bem como identificar novas áreas de cooperação quando for necessário.

Gong Tao sublinhou que estas relações e capacidades tecnológicas que as empresas chinesas demonstram podem apoiar e contribuir ainda mais na modernização angolana para o seu desenvolvimento socioeconómico.  

Por seu turno, o secretário de Estado das Águas, Manuel Quintino, disse que o centro de bombagem do sistema de transferência de água do canal do Cafu funciona, nesta altura, com uma electrobomba com capacidade de um metro cúbico por segundo.

Explicou que as outras duas electrobombas estão na reserva apenas quando é necessário para suprir as necessidades da província, em termos de abastecimento de água.  

Manuel Quintino lembrou que estão em execução a construção das Barragens do Ndue e Calucuve, com uma execução física não bastante avançada, por aguardarem uma cota financeira que permitirá o andamento dos projectos em sintonia.  

O embaixador da China, Gong Tao, acompanhado do secretário de Estado das Águas, Manuel Quintino, cumprem uma visita de dois dias à província do Cunene.

O canal, inaugurado em Abril do ano passado pelo Presidente da República, João Lourenço, consiste num sistema de captação e transferência de água do rio Cunene para várias povoações, através de um canal adutor, com 160 quilómetros de extensão.

Conta com 30 chimpacas (locais para abeberamento do gado), com capacidade para 30 milhões de litros cada.

Embaixador da China em Angola, Gong Tao, visita a Estação de Bombagem do Cafu © Fotografia por: José Cachiva (Angop)

Fonte: Angop