Internacional
09 Julho de 2024 | 09h33

Casa Branca admite que especialista em Parkinson analisou Biden

Contudo, diz que consultas fazem parte do plano anual de avaliação física do presidente dos EUA.

A Casa Branca admitiu, esta segunda-feira, que o presidente norte-americano foi avaliado por um especialista na doença de Parkinson. O médico terá visitado Joe Biden pelo menos oito vezes, ao longo de vários meses.

A revelação foi feita pelo próprio médico, numa carta dirigida aos órgãos de comunicação social, depois de a porta-voz da Casa Branca ter feito afirmações contraditórias sobre as consultas do presidente.

O especialista Kevin O’Connor assumiu ter analisado Biden, mas refere que as suas visitas médicas fazem parte dos exames físicos anuais ao presidente.

"O Presidente Biden não consultou um neurologista para além do seu exame físico anual", disse O'Connor, fazendo saber ainda que na última consulta, em fevereiro, não detetou a presença de Parkinson ou de qualquer outra doença neurológica, refere o NY Post.

Recorde-se que a 3 de julho, a Casa Branca tinha informado que o Presidente não fazia exames médicos desde fevereiro, mas dois dias depois Biden disse numa entrevista ao canal televisivo ABC que os seus médicos fizeram exames para ver se ele tinha alguma infeção, que deram resultado negativo.

Perante esta aparente contradição, os jornalistas exigiram transparência ao gabinete de comunicação da Casa Branca, tendo surgido então o esclarecimento do próprio médico.