Internacional
08 Julho de 2024 | 15h29

Pistolas de Napoleão Bonaparte vendidas por 1,7 milhões de euros

Acredita-se que o antigo imperador francês pretendia suicidar-se com recurso a estas mesmas armas.

Foram vendidas, em leilão, duas pistolas que pertenceram ao imperador francês Napoleão Bonaparte, por 1,69 milhões de euros.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o valor ultrapassou as estimativas, que variavam entre 1,2 milhões de euros e 1,5 milhões de euros.

Napoleão pretenderia utilizar estas armas, decoradas com detalhes em ouro e prata, para se suicidar, na sequência de uma grande derrota em Paris, em 1814.

"Depois da derrota da sua campanha (em 1814), ficou totalmente deprimido e quis cometer suicídio com estas armas, mas o seu escudeiro removeu a pólvora", disse o especialista em leilões Jean-Pierre Osenat à AFP antes da venda.

Sem poder recorrer a estas armas, Napoleão tentou ingerir veneno, mas acabou por sobreviver e ofereceu estas pistolas ao seu escudeiro, como gesto de agradecimento pela sua lealdade.

Recorde-se que, em novembro, um dos seus famosos chapéus pretos de bicorne, com detalhes azuis, brancos e vermelhos, foi vendido por 1,9 milhões de euros.O ministério da Cultura da França classificou estes objetos como tesouros nacionais, proibindo a sua exportação. O leilão ocorreu em Fontainebleau, a sul de Paris, França, e a identidade do comprador não foi revelada.

Fonte: NM