Internacional
08 Julho de 2024 | 15h22

Moldova vai receber mais de 72 milhões para melhorar situação financeira

A Comissão Europeia anunciou hoje que vai disponibilizar mais de 72 milhões de euros, entre empréstimos e subvenções, para apoiar financeiramente a Moldova, para cobrir "parte das necessidades para 2024 e apoiar a estabilidade macroeconómica".

Em comunicado, o executivo comunitário anunciou que dos 72,5 milhões de euros, 50 milhões de euros são em empréstimos e 22,5 milhões de euros em subvenções, que serão disponibilizados até ao final de julho.

"Este apoio financeiro vai ajudar a Moldova a cobrir parte das necessidades financeiras para 2024 eapoiar a estabilidade macroeconómica, possibilitando reformas adicionais", dá conta a Comissão Europeia.

O executivo de Ursula von der Leyen acrescentou que em 2023 a Moldova registou um "crescimento económico modesto", depois de uma "profunda recessão em 2022".

"No entanto, continua a ser influenciada pela guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia" e ainda enfrenta "sérios desafios energéticos".

Nos últimos anos, a União Europeia apoiou a Moldova com mais de 295 milhões de euros para ajudar o país a fazer face a problemas securitários, energéticos e a reformar as suas instituições para se equiparar aos padrões europeus.

A Moldova, antiga república soviética, é país candidato à adesão ao bloco comunitário desde 2022. Em dezembro de 2023, a Comissão Europeia recomendou aos Estados-membros o início das negociações formais com este país e também com a Ucrânia, considerando que tinham sido cumpridas as reformas e pré-requisitos para um quadro negocial robusto e concreto.

A Transnístria é uma região separatista no território da Moldova que está sob controlo russo.


Fonte: NM