Economia
20 Junho de 2024 | 09h22

Corredor do Lobito recebe primeiros vagões em Outubro

O primeiro lote dos 275 novos vagões porta-contentores encomendados pela empresa Lobito Atlantic Railway (LAR), para movimentar as mercadorias ao longo do Corredor do Lobito, será entregue a partir do último trimestre deste ano.

Trata-se de meios com capacidade para transportar contentores de 10, 20 e 40 pés, que serão fornecidos pela empresa sul-africana Galison Manufacturing, segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso esta quarta-feira.

A chegada desses vagões no país enquadra-se no investimento feito pela empresa gestora do corredor, LAR, anunciado no acto de assinatura da concessão dessa infra-estrutura ferroviária, em Novembro de 2022.

De acordo com a nota, a aquisição desses meios representa um passo importante na renovação da linha férrea e na sua capacidade operacional, para transportar mercadorias, como cobalto e cobre, da República Democrática do Congo e da Zâmbia para outros países da SADC, através do Corredor do Lobito.

Por isso, avança o documento, os porta-contentores estão a ser fabricados em aço de alta resistência, para aumentar a durabilidade e reduzir o peso de cada um, o que permitirá o transporte de cargas mais elevadas.

O processo de fabrico dos referidos vagões também envolve a utilização extensiva de métodos modernos, incluindo serras de viga computorizadas e células de soldadura robotizadas, lê-se na nota.

A propósito, o director executivo da LAR, Francisco Franca, citado no documento, disse que os novos vagões são compatíveis com o material circulante existente na região da SADC e foram fabricados tendo em conta as condições locais do caminho-de-ferro, visando assegurar o transporte, sem problemas de minerais críticos e outros materiais.

Assegurou que, recentemente, uma equipa da Lobito Atlantic Railway visitou as instalações da Galison Manufacturing, para acompanhar o início de produção dos protótipos dos vagões que começarão a ser entregues ainda este ano.

A Lobito Atlantic Railway venceu o concurso internacional para exploração do Corredor do Lobito no dia 4 de Setembro de 2021.

Em 2022, o consórcio LAR, constituído pela Trafigura, Mota-Engil e Vecturis, obteve a concessão, por 30 anos, para a operação, gestão e manutenção do referido corredor ferroviário e do terminal mineraleiro do Porto do Lobito.

Fonte: Angop