Sociedade
17 Junho de 2024 | 08h29

Edições Novembro lança suplemento infantil

A empresa Edições Novembro, detentora de vários títulos como o Jornal de Angola, procedeu domingo, em Luanda, à apresentação pública de um novo título, designado “JA Kandengues”, mais virado para os leitores infantis.

A cerimónia de apresentação, feita por ocasião do 16 de Junho, Dia da Criança Africana, contou com a presença do secretário de Estado para Comunicação Social, Nuno dos Anjos Caldas Albino, da deputada Sara Fialho, do director do Instituto Nacional da Criança (INAC), Paulo Kalesi, do PCA da Edições Novembro, Drumond Jaime, membros do Conselho de Administração, assim como de crianças do Complexo Escolar 3030, do Tala Hady.

No discurso de abertura, Drumond Jaime afirmou que o "JA Kandengues” é um suplemento criado da necessidade de ter um jornal para todas as idades, principalmente as crianças. "Decidimos voltar a esta página infantil e permitir que as crianças tenham um espaço dedicado, exclusivamente, para elas, no Jornal de Angola”, afirmou.

O "JA kandengues”, acrescentou, é um espaço onde as crianças podem expor as ideias e demonstrar a criatividade, além de ser uma forma de incentivar a leitura aos mais novos. Na ocasião, Drumond Jaime aproveitou para falar sobre o surgimento do Departamento de Multimédia, da Edições Novembro, e destacar a actual evolução do digital na empresa.

O secretário de Estado para Comunicação Social, Nuno Caldas, mostrou-se satisfeito com a publicação do jornal infantil e sublinhou que o "JA Kandengues” vai contribuir, também, para efectivação do Plano Nacional de Leitura e a inclusão das crianças no mundo da informação, por meio de um Jornalismo feito exclusivamente para elas.

"Este é um espaço privilegiado que assume um papel pedagógico para as crianças. Além disso, completamos uma lacuna que se verificava a nível dos órgãos de comunicação. Desta feita, as crianças de Angola têm um espaço na televisão, rádio e, agora, também na imprensa”, disse.

O director do INAC, Paulo Kalesi, disse ter ficado satisfeito com a criação de um espaço, na imprensa, dedicado a informar, educar e empoderar as crianças. "O jornal alinha-se com os objectivos do INAC na valorização dos direitos das crianças”.

O "JA kandengues” é o novo título da Edições Novembro, virado especialmente para o público infantil e passa a ser publicado todos os domingos.

Fonte: JA