Política
10 Junho de 2024 | 15h30

Embaixador na RDC reúne comunidade angolana residente

O embaixador de Angola na República Democrática do Congo, Miguel da Costa, encontrou-se, domingo,na cidade de Lubumbashi, com a comunidade angolana residente na Província do Alto Katanga, no âmbito de uma visita de trabalho.

Um comunicado refere que o encontro foi realizado pelo Consulado de Angola na Província do Alto Katanga, com sede em Lubumbashi, e serviu para ouvir as preocupações dos cidadãos angolanos residentes naquele território. Miguel da Costa referiu  que a Embaixada está aberta para trabalhar e apoiar todos os cidadãos nacionais que escolheram a RDC para estudar, investir ou exercer qualquer outra profissão. O diplomata recordou que Angola e a RDC são dois países que partilham  aproximadamente 2 mil 511 quilómetros de fronteira terrestre e uma amizade forjada   nas relações históricas, culturais, económicas e de boa vizinhança.

Os membros da comunidade não esconderam a satisfação e afirmaram tratar-se de "um encontro inédito, em 45 anos, em Lubumbashi, com um chefe de Missão Diplomática de Angola na RDC". O Consulado Geral de Angola no Alto Katanga tem vindo a realizar, desde 2020, várias actividades junto da comunidade angolana residente na região sudeste da RDC, com destaque para as províncias de Luabala, Tanganika e Lomami, visando proporcionar os serviços junto de quem deles necessita.

Miguel da Costa desenvolve um intenso programa de trabalho em Lubumbashi, que inclui encontros com as autoridades e empresários locais, com o objectivo de, entre outros temas, avaliar o nível das relações de cooperação e amizade e a necessidade de criação de condições para o reforço e melhoria das transacções comerciais entre Angola e a RDC.

O Chefe da Missão Diplomática de Angola na RDC participa, de 12 a 14 de Junho, em Lubumbashi, no "RDC Mining Week”, considerado o principal evento mineiro da RDC, que será realizado no formato de conferência e exposição, destinado aos profissionais de negócios que procuram por um bom desempenho no sector".


Fonte: JA