Política
05 Junho de 2024 | 14h13

Angola e Nigéria reforçam cooperação parlamentar

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, destacou ontem, em Luanda, as “boas” relações de cooperação parlamentar entre Angola e a Nigéria, tendo destacado o papel deste país para a estabilidade política e de paz em África.

A líder parlamentar, que falava durante um encontro com a delegação parlamentar nigeriana, defende mais intercâmbio nas trocas de experiências em vários domínios entre os dois parlamentos.

A presidente do Parlamento disse que a Casa das Leis faz a sua diplomacia parlamentar com o foco na juventude, por ser esta franja que vai assumir os destinos do país.

O chefe da delegação parlamentar da Nigéria, Bilyamini Shinkafi, no final da reunião com a presidente Carolina Cerqueira, disse que o encontro serviu para aprofundar as relações de amizade entre os dois parlamentos, sobretudo nas áreas ligadas  à gestão parlamentar, recursos humanos, recrutamento, bem como sobre o processo da burocracia disciplinar dos funcionários parlamentares. "Acolhemos boas experiências por parte dos funcionários. Temos informações bastante positivas”, declarou.

Bilyamini Shinkafi destacou que "o que eu ouvia anteriormente sobre Angola é completamente diferente do que eu constato agora no terreno. O mais importante é que eu me sinto como se estivesse ainda em Lagos, na Nigéria. E podem crer que há muita coisa que nós podemos aprender e copiar de Angola”, realçou o chefe da delegação do Parlamento da Nigéria.

Carolina Cerqueira informou que Angola vai acolher a 55ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC, que Luanda vai albergar de 1 a 7 de Julho, sob o lema "O papel dos Parlamentos na Promoção de Políticas de Energias Renováveis e na Criação de um Mercado Energético Regional Único”.

A presidente da Assembleia Nacional anunciou que o Parlamento vai este mês ser admitido como membro de pleno direito da Assembleia-Geral dos Parlamentos da Francofonia. Este organismo tem,  entre outras missões, o depromover a paz, a democracia, apoiar a educação, a formação e desenvolver a cooperação económica para o desenvolvimento sustentável.

No próximo ano, prosseguiu, o país vai igualmente albergar a Assembleia-Geral do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGIL).

O Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL) é uma organização inter-parlamentar que reúne os parlamentos nacionais dos 12 Estados-membros da CIRGL, nomeadamente Angola, Burundi, República Centro Africana (RCA), Congo, Quénia, República Democrática do Congo (RDC), Rwanda, Sudão do Sul, Sudão, Uganda, Tanzânia e Zâmbia.

Fonte: JA