Política
05 Junho de 2024 | 14h08

Angola e Argentina pretendem aprofundar relações

Angola e a Argentina manifestaram, terça-feira, em Adis Abeba, Etiópia, a intenção de aprofundar a cooperação nos domínios bilateral e multilateral.

A manifestação foi feita durante uma audiência concedida pelo embaixador de Angola na Etiópia Miguel Bembe, ao Encarregado de Negócios da Argentina, Pablo Cattaneo, onde enfatizaram a participação de ambos os Estados na Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS), que reúne 21 países africanos e três sul-americanos.

Estabelecida em 27 de Outubro de 1986, a ZOPACAS foi criada ao abrigo da Resolução 41/11, da Assembleia Geral das Nações Unidas, com o intuito de promover a cooperação regional e a manutenção da paz e da segurança em torno dos 24 Estados-Membros.

O referido fórum multilateral assume-se como o principal mecanismo de articulação política no Atlântico Sul, procurando promover uma maior cooperação para o desenvolvimento económico e social, a protecção do meio ambiente, e a segurança de toda a região, colocando o tema dos oceanos como prioridade para o Desenvolvimento Sustentável no período 2021-2030, com ênfase na análise da Estratégia Marítima Integrada de África 2050, documento adoptado pela UA, em 2012.

Segundo a nota de imprensa, questões financeiras, transportes, comunicações, prevenção e combate à criminalidade internacional e ao terrorismo, constituem igualmente temas de abordagem da ZOPACAS, cuja presidência rotativa está a cargo da República de Cabo Verde (2023-2025).

O fórum multilateral é constituído por Angola, África do Sul, Argentina, Benin, Brasil, Cabo Verde, Camarões, Congo, Costa do Marfim, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Libéria, Namíbia, Nigéria, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Togo e Uruguai.


Fonte: JA