Política
04 Junho de 2024 | 10h52

Angola defende ´´Declaração de Visão´´ para fortalecimento da cooperação

O ​secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, ​apontou este domingo, em Seul, a ​"Declaração de Visão​"​, proposta ​pela República da Coreia, como um documento de capital importância para o fortalecimento da cooperação ​entre este país asiático e África.

Segundo uma nota de imprensa, a declaração inclui sete áreas prioritárias, nomeadamente, comércio e investimento, resposta aos desafios globais,  projectos de infra-estruturas sustentáveis, formação profissional e educação, transformação digital, ciência e tecnologia, promoção da compreensão e intercâmbio mútuos, assim como paz e segurança.

O diplomata angolano defendeu a referida proposta quando falava na reunião dos ​ministros dos Negócios Estrangeiros e Relações Exteriores da Coreia e África, realizada em Seul, com o objectivo de finalizar os preparativos da Cimeira Coreia-África a decorrer nos dias 04 e 05 do corrente, na capital sul-coreana.

Para Domingos Vieira Lopes,  a cimeira perspectiva o fortalecimento de probabilidade de sucesso, com benefícios mútuos às necessidades emergentes da Coreia e África, tendo em vista a cooperação a curto, médio e longo prazos.

Demonstra, avançou, particular interesse em partilhar experiências em agricultura, alterações climáticas, tecnologia, infra-estruturas e desenvolvimento económico, e manifestou esperança de que a cooperação com a Coreia se expanda nestas áreas no futuro.

​Afirmou que a cimeira reflecte o empenho da Coreia em aprofundar a cooperação para um virar de página, voltado à edificação de um relacionamento de maior comprometimento partilhado por valores como a solidariedade, paz e a prosperidade entre parceiros. 

Um total de 45 países africanos participaram na referida reunião, co-presidida pelo ​ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia, Cho Tae-yeol, e dos Negócios Estrangeiros da Mauritânia, Mohamed Salem  Merzoug.​.

Durante o encontro passou-se em revista a agenda e os protocolos da cimeira, assim como a declaração a ser submetida à reunião dos chefes de Estado e de Governo.

Angola far-se-á presente na Cimeira Coreia-África com uma delegação chefiada pelo ​ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, em representação ​ao Presidente da República, João  Lourenço​.