Política
03 Junho de 2024 | 16h45

Consultas Políticas reforçam relações entre Angola e Hungria

A cidade de Budapeste acolheu na manhã desta segunda-feira, as Consultas Políticas entre as delegações de Angola e da Hungria, um evento de "excelência para o reforço dos laços de amizade, solidariedade e cooperação entre os dois países".

O evento foi conduzido pelo chefe da diplomacia angolana, Téte António, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio da República da Hungria, Peter Szujjártó, refere uma nota do MIREX.

Angola e a Hungria têm uma longa trajectótia de um passado comum, forjada e consentida por um abnegado espírito de irmandade e de solidariedade, sobretudo na sua contribuição pela formação académica de milhares de quadros angolanos. 

"A realização das Consultas Políticas entre Angola e a Hungria, reflecte a vontade política dos dois países e  Governos em continuar a aprofundar as frutíferas relações  bilaterais, bem como os novos domínios de cooperação que se pretendem, mais fortes, nas áreas da Agricultura, Transportes, Recursos Minerais, Formação de Quadros, entre outros", ressalta o documento.

Os dois Governos reconhecem a importância do envolvimento do sector privado na cooperação económica, como factor catalisador das relações económicas entre os dois Estados, na base de parcerias e responsabilidades partilhadas em prol do crescimento económico e desenvolvimento sustentável.  

Segundo a nota, as partes concordam em trabalhar afincadamente com vista ao reforço da posição dos dois países nos contextos regional, continental e internacional, em particular no âmbito da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da União Africana e da Organização das Nações Unidas.

Fonte: JA